Facebook Pixel Fallback
Peça chave na retomada da economia, profissional contábil ajuda empresas  a acessar créditos e a renegociar financiamentos

Peça chave na retomada da economia, profissional contábil ajuda empresas a acessar créditos e a renegociar financiamentos

Contador está na linha de frente assessorando seus clientes a sobreviverem em meio à crise.





Por Selma Miranda


No dia 20 de março, o Congresso Nacional reconheceu a ocorrência do estado de calamidade pública no Brasil, devido à pandemia da Covid-19. Até então, era difícil imaginar as consequências do coronavírus para os diversos setores da sociedade.

Nestes mais de quatro meses, foram publicadas diversas medidas para colaborar com a manutenção da "saúde" das empresas, como a prorrogação para o pagamento de tributos e redução  da cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Mas como dar conta de entender e colocar em prática todas as medidas em meio à luta pela própria sobrevivência das empresas e dos empregos?

 É aí que entra em ação o profissional contábil e a assessoria dos escritórios de contabilidade, que se tornaram ainda mais fundamentais para "socorrer" e ajudar os gestores a entenderem todas as mudanças.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Bauru (FIB),  Alexandre Silva Santos, aponta que o profissional contábil está na linha de frente assessorando seus clientes na utilização das linhas de crédito abertas pelo governo federal, já que a economia está praticamente parada e a maioria das atividades estão com graves problemas financeiros.

"A principal responsabilidade do profissional é auxiliar as empresas a gerir corretamente seu fluxo de caixa, tendo em vista a baixa demanda de produtos e serviços, além de buscar a renegociação de empréstimos e financiamentos juntos às instituições financeiras em que têm crédito", explica Alexandre. "Além desta responsabilidade, deve também auxiliá-los nas prorrogações dos prazos de pagamentos de tributos e de entregas de informações eletrônicas junto ao fisco, para que não entre em dívidas fiscais", complementa.

A performance do contador é tão importante que, de acordo com Alexandre,  esse profissional será o responsável pela retomada das atividades e encaminhamento do gestor, administrador e empreendedor "de volta aos trilhos".

Quer saber mais sobre o universo da contabilidade? Acesse  o portal do Conselho Federal de Contabilidade.

O curso de graduação em Ciências Contábeis da FIB tem nota 4 no MEC. Saiba mais.


 

 







Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 2109-6200 (GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÂO)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120

FIB Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: