Cursos - Evento discute o papel da psicologia em tempos de crise - .::FIB BAURU::.

Evento discute o papel da psicologia em tempos de crise

Encontro teve a participação de profissionais de mercado e contou com intervenções dos próprios alunos de psicologia da FIB.




Por Selma Miranda


De 21 a 23 de agosto foi realizada nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB) o III Encontro de Psicologia.  Os tempos são de crise e,  além de colocar em xeque a moral dos políticos que comandam o país, exigem uma vigorosa capacidade de superação por parte de cada um dos brasileiros.  Neste contexto, o evento discorreu sobre como  profissionais da área  podem lidar com os conflitos de pacientes inseridos na atual conjuntura.

O Encontro foi aberto na segunda-feira (21) às 19h15 com o ato cênico  “Crises: encontro e possibilidade”, um monólogo encenado pela atriz e bailarina Malú Ramalho. Em seguida, houve uma conferência sobre o uso da arteterapia como veículo de expressão emocional, conduzida pela psicóloga  Sandra Palhares.

Como parte da programação deste primeiro dia, os alunos Wellington Mazeto, Ana Cláudia Santos, Estefan Correia e Anderson Janine fizeram   uma apresentação musical com canções populares brasileiras. Logo após, os estudantes surpreenderam os professores do curso com uma bela homenagem, ao cantarem, em coro, a música “O caderno”- composição de Toquinho.

Na terça (22), ocorreu uma palestra sobre maternidade, depressão pós-parto e violência de gênero. Depois,  a psicóloga Maria Lúcia Bien promoveu um debate sobre sexualidade e proteção à  infância na contemporaneidade.  No intervalo entre as atividades, o aluno Pedro Mazanga agradou os participantes ao recitar poesias de sua autoria.

No dia 23, a psicóloga Salete Regiane Monteiro ministrou esclarecedora palestra sobre deficiência, crise e inclusão. Em seguida, Pedro Serra Lopes, portador da Síndrome de Asperger- condição psiquiátrica semelhante ao autismo-  compartilhou com os presentes como foi o diagnóstico e as implicações de ser  um portador do transtorno.  O evento foi encerrado com uma  exposição do professor Jonas Gonçalves Coelho, que abordou a neurociência e sua relação com a psicologia .



Galeria de fotos





(14) 99822-3829
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
FIB Bauru © 2018 - Todos os direitos reservados