Cursos - FIB participa da Semana de prevenção à hepatite - .::FIB BAURU::.

FIB participa da Semana de prevenção à hepatite

Alunos e professores de Enfermagem e Farmácia foram os responsáveis por fazer testes rápidos para detecção da hepatite C.




Por Selma Miranda


De 26 de julho a 05 de agosto o Rotary Club de Bauru Vitória Régia promoveu a  2ª Semana de Conscientização e Prevenção à Hepatite. O objetivo da ação, de acordo com Mirtes Maria Sidinani, da comissão organizadora, foi chamar a atenção da população para a doença, que é silenciosa, assintomática e que  pode comprometer a qualidade de vida dos portadores , e inclusive levá-los à morte .

A Campanha foi criada no âmbito do Projeto Hepatite Zero, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite – ABPH . “É uma parceria entre as organizações sem fins econômicos, onde a ABPH fornece insumos para os testes rápidos, orienta e dá suporte às ações”, explica Mirtes.

As Faculdades Integradas de Bauru (FIB) foram parceiras na realização da Semana. No dia 03 de agosto, o médico infectologista Dr. Marcelo Pesce ministrou uma palestra sobre hepatite no Auditório da Faculdade. Já em 05 de agosto, alunos e professores dos cursos de Enfermagem e Farmácia, com auxílio dos membros do Rotary Vitória Régia, foram os responsáveis por fazer testes rápidos para detecção da hepatite C no Bauru Shopping e no Boulevard Shopping. A ação ocorreu das 11h às 19h.  Após o resultado do teste, o público atendido recebia orientações sobre a doença e formas de prevenção.

Para Marina Balestra, aluna de Farmácia a experiência foi positiva, “é um aprendizado lidar com o público, ajudar essas pessoas a se conscientizarem”, avalia. “É importante ter um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz, as pessoas desconhecem a seriedade da doença”, afirma Fabíola Pereira Rodrigues, do curso de Enfermagem.

 

Sobre a Hepatite

De acordo com o Ministério da Saúde, as hepatites virais são doenças silenciosas que provocam inflamação do fígado e nem sempre apresentam sintomas. No Brasil, são causadas mais comumente pelos vírus A, B, C ou D. Existe ainda o vírus E, com predominância na África e na Ásia.

A doença pode ser transmitida pelo contato com sangue contaminado (transfusão de sangue e hemoderivados, sexo desprotegido e compartilhamento e objetos de uso pessoal como agulhas de tatuagem, alicates e tesouras). Não existe vacina contra a hepatite C.

 



Galeria de fotos





(14) 99822-3829
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
FIB Bauru © 2018 - Todos os direitos reservados