Cursos - Alunos participam de Dia de Campo na área experimental da FIB - .::FIB BAURU::.

Alunos participam de Dia de Campo na área experimental da FIB






Por Selma Miranda


Na manhã deste sábado (03), todas as turmas do curso de Agronomia das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) participaram do “Dia de Campo Coopercitrus –Soja”.

O consultor de grãos da Coopercitrus, Pablo de Carvalho Lopes, relatou aos alunos o desempenho de cada variedade de soja plantada na área experimental da FIB  em 13 de novembro do ano passado.

Foram plantadas em uma área de 1040moito variedade de soja -todas  transgênicas-  das marcas Monsoy (M) e Tropical Melhoramento e Genética (TMG):

1- M 5947 IPRO ( sementes com tecnologia IPRO tornam a cultivar resistente a lagartas e tolerante ao herbicida glifosato).

2- M 6210 IPRO.

3- M 6410 IPPRO.

4- M 6952 IPRO.

5- M 7739 IPRO.

6- TMG 7062 IPRO.

7- TMG 7063 IPRO.

8- TMG 7067 IPRO.

O objetivo do plantio dessas variedades foi analisar o  potencial de um solo considerado ruim para o cultivo de soja, como o solo de Bauru. Após a colheita as sementes serão analisadas e pesadas. 

Sobre os resultados,  a variedade M 6952 IPRO se destacou, visto que a cultivar foi a que mais cresceu entre as demais. “Ela foi a que melhor se adaptou na região, e vai melhor no solo de baixa fertilidade”, explica o especialista Pablo de Carvalho. “A planta não tem sinal de doenças e apresenta média produtividade”, complementa.

Com a análise dos resultados, é possível mostrar ao produtor rural as sementes de soja mais indicadas para o plantio na região de Bauru.

 

Parceria

As Faculdades Integradas de Bauru (FIB), em parceria com a Coopercitrus (cooperativa de produtores rurais), instalou em sua área experimental um campo de cultivo com oito variedades de soja com o objetivo de difundir novidades tecnológicas, apresentar soluções sustentáveis de desenvolvimento dessa cultura na região de Bauru, criar condições e oportunidades de planejamento de safras e contribuir para o aumento da rentabilidade e  da produtividade agrícola.

No dia 28 de fevereiro, a conclusão do cultivo foi apresentada na FIB por Paulo Henrique Officiati, do departamento de produção de sementes da Coopercitrus. A atividade contou com a presença de pesquisadores, produtores, instituições de ensino e de pesquisa ligadas ao desenvolvimento agrícola e também representantes das empresas Dupont, Stoller e Kimberlit. Como na data os alunos de Agronomia da FIB não puderam participar, o evento foi realizado novamente em 03 de março com o comparecimento dos estudantes.



Galeria de fotos





(14) 99822-3829
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
FIB Bauru © 2018 - Todos os direitos reservados