Facebook Pixel Fallback
Alunas de Psicologia participam de projeto de estágio na TV FIB

Alunas de Psicologia participam de projeto de estágio na TV FIB

Diante da impossibilidade de promover ações coletivas por causa da pandemia, a professora Luciana Biem escolheu a TV para falar sobre o câncer de mama.






Por Selma Miranda


Outubro é o mês da conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama .

Diante disso, a professora de Psicologia (conheça mais o curso de Psicologia) das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), Luciana Maria Biem desenvolveu um projeto de estágio junto à TV FIB, no decorrer do mês passado, que abordou o tema da campanha.

Foram gravados cinco programas que trouxeram como entrevistados profissionais da saúde envolvidos no tratamento do câncer de mama. A atividade ocorreu dentro da disciplina de estágio supervisionado em Psicologia Social Comunitária, ministrada pela docente.

"Considerando que as atividades como palestras, caminhada, e demais eventos foram suspensos devido à pandemia, foi escolhido um meio de comunicação para alcançar o maior número de pessoas com informações relevantes sobre o câncer de mama, a Campanha Outubro Rosa e o  Projeto Fortalecer*", explica Luciana.


Informação e aprendizado
 

Além da professora, participaram da apresentação e produção do programa as alunas do 5° ano de Psicologia Thalita Soares Sanches e Iulia Ludmila dos Santos Góes.

"Foi uma experiência muito proveitosa essa que vivemos, foi uma ideia que surgiu neste momento por conta da Covid-19. Como não poderíamos fazer a campanha do Outubro Rosa de forma presencial como era antes, pensamos em levar a informação sobre o câncer de mama pelos meios de comunicação.

O trabalho que fizemos entrevistando os profissionais nas áreas multidisciplinares que atuam no câncer de mama foi muito interessante, pois ao mesmo tempo que estávamos levando informações para a comunidade também estávamos absorvendo este conteúdo, pois muitas informações eram desconhecidas até mesmo para nós estudantes.

A FIB foi também de extrema importância, pois nos ajudou e possibilitou colocarmos em prática nosso projeto.  O Bruno Rossi, funcionário da TV FIB,  nos acompanhou durante o projeto e fizemos diversas gravações, até mesmo fora do estúdio.

Com certeza saímos dessa experiência muito mais sensibilizadas e com muito mais conhecimento em relação à vivência dessas mulheres que enfrentam o câncer de mama",  conta a aluna Iulia Ludmila.

De acordo com a professora Luciana, o estágio supervisionado no 5° ano de Psicologia oferece ao discente a oportunidade de pensar projetos voltados para a comunidade, com o objetivo de promoção à saúde.

 

Assista aos programas que discutiram o câncer de mama na perspectiva dos profissionais envolvidos no tratamento da doença:


https://www.youtube.com/watch?v=6D0f_S8fDjc

https://www.youtube.com/watch?v=A9Z2OMo_6pE

https://www.youtube.com/watch?v=7u4DLqPsCTA

https://www.youtube.com/watch?v=EgAp1A2bjHQ

https://www.youtube.com/watch?v=TVymy8moIqg


*O Projeto (gratuito), coordenado por Luciana junto ao Grupo Amigas do Peito, é oferecido para mulheres diagnosticadas, em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama.


 As alunas Iulia Ludmila e Thalita Soares em gravação de programa na TV FIB.






Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 2109-6200 (GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÂO)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120

FIB Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: