Facebook Pixel Fallback
RECÉM-FORMADO DA FIB PASSA EM 1° LUGAR NO MESTRADO DA UFSCAR

RECÉM-FORMADO DA FIB PASSA EM 1° LUGAR NO MESTRADO DA UFSCAR

Em menos de 7 meses após a sua conclusão em Engenharia de Produção na FIB, Felipe Carnacini conquista bolsa integral em renomado programa de mestrado no estado de SP.




por: Thiago Cristardo

Com uma trajetória impecável nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB), o egresso do curso de Engenharia de Produção foi aprovado com louvor no Programa de Mestrado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) campus de Sorocaba, onde desenvolverá seu projeto “Ferramentas de qualidades aplicadas na área agrícola”, na linha de pesquisa de máquinas e mecanização rural. Utilizando o conceito da indústria 4.0 pretende fazer uma junção das mais modernas ferramentas de gestão ao agronegócio.     

A notícia chegou via publicação no edital feita pela própria instituição no dia 06 de julho de 2022. Momento muito aguardado e descrito por Felipe como “Um sentimento de realização, fiquei sabendo na hora que saiu o resultado”, lembra o egresso. 

Durante o Mestrado, Felipe fará uso dos principais instrumentos de qualidade como: Brainstorming, 5W e 2H, Diagrama de Ishikawa e Pareto com a proposta de criar um guia ao produtor rural visando aumentar sua produtividade e assim dar subsídios ao agricultor medir sua capacidade de atuação.

Trajetória

O jovem logo que iniciou o curso conseguiu um emprego na cidade de Piratininga, ele trabalhava durante o dia e após o expediente ia direto para a FIB.

Mesmo com uma exaustiva jornada de atividade já demostrava interesse pela área acadêmica “Durante o curso participou de diversas publicações em conjunto com os docentes”, explica a Profa. Dra. Tatiene Coelho, coordenadora do curso de Engenharia de Produção da FIB.

A virada de chave para Carnacini foi em 2021 em conjunto com a Profa. Dra. Tatiene Coelho e seu colega de turma Luiz Fernando Rubiali que tiveram a iniciativa de produzir um artigo científico, que foi publicado na 50ª edição do conceituado evento CONBEA (Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola). O mesmo grupo escreveu um capítulo de um livro, com 19 páginas que será lançado em breve.

Foto: Felipe Carnacini na FIB. 

Em entrevista com o engenheiro, o setor de comunicação da FIB quis entender mais sobre sua linha de pesquisa no Programa de Mestrado e o que o ajudou a conquistar essa vaga. Ele contou, também, das suas expectativas e pessoas que contribuíram nessa jornada. Confira! 

 

FIB: Como será a sua linha de pesquisa?

Felipe: O meu projeto de pesquisa é utilizar as ferramentas de gestão de qualidade que estudei no curso de Engenharia de Produção, para criar um guia ao produtor rural usando os conceitos da indústria 4.0. 

FIB: Acredita que sua formação na FIB contribuiu para ganhar a bolsa no mestrado?

Felipe: A Faculdade ajudou bastante, os professores deram muita base e incentivo, pois o projeto de pesquisa do mestrado é a continuação do meu TCC. Entendo que com a comunicação de fácil acesso que tinha com todos os meus docentes e inclusive com a diretora acadêmica a Chiara Ranieri fizeram toda a diferença. Outro ponto foram as visitas técnicas que realizávamos durante a formação nas empresas.

FIB: Quais são as expectativas para esse novo ciclo?

Felipe: As minhas expectativas são as melhores possíveis, mudarei de cidade (Sorocaba) imagino que o leque de oportunidades ampliará.  Tenho a certeza que o aprendizado será enorme e espero que consiga transmitir essa bagagem para outros estudantes no futuro como docente.

FIB: Qual conselho você daria há um aluno que tenha a mesma vontade de seguir na área da pesquisa?

Felipe: Conselho a não desistir nunca, você vai pensar em desistir quando não dá certo, porém cada vez que você perde, você fica mais forte. Família e amigos auxiliam nessa jornada, pois sozinho você não chega a lugar algum. Fico à disposição dos futuros interessados, vários professores da FIB me deram dicas e eu levei isso para a frente.

 

 







Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 2109-6200 (GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÂO)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120

FIB Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: