Facebook Pixel Fallback
PROFESSORES E ALUNOS DE DIREITO DA FIB PARTICIPAM DE CONGRESSO INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

PROFESSORES E ALUNOS DE DIREITO DA FIB PARTICIPAM DE CONGRESSO INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Simpósio debateu sobre os riscos e possibilidades na utilização de tecnologias de inteligência artificial




Acadêmicos e professores do curso de Direito das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) participaram de forma virtual do VI Congresso Internacional de Direitos Humanos, promovido pela Universidade de Coimbra, em Portugal, de 11 a 13 de outubro.

O evento teve como objetivo fomentar debates acerca de diferentes problemáticas encontradas no âmbito dos Direitos Humanos e propiciar o desenvolvimento de teorias científicas a partir de uma perspectiva multidisciplinar e crítica das ciências sociais e jurídicas.

O Congresso ocorreu de forma presencial e on-line, com uma programação que incluiu conferências, painéis e simpósios temáticos (com sessões de apresentação de trabalhos).

O coordenador do curso de Direito da FIB, prof. Dr. Camilo Stangherlim Ferraresi coordenou, em conjunto com o prof. Dr. Wilson Engelmann da Unisinos, o Simpósio sobre Direitos Humanos e Smart Cities: espaços urbanos inteligentes como condição de possibilidade para efetivação de direitos.

Já os professores das Faculdades Integradas de Bauru  Dra. Maria Claudia Zaratini Maia, Dra Marli Monteiro e Me José Paulo Nardone apresentaram os trabalhos: "O trabalho docente como condição para a concretização do direito à educação", “As smart cities como espaço de afirmação dos direitos da pessoa com deficiência visual” e “As ouvidorias públicas no Brasil como instrumento de participação social e sua contribuição para elevar a eficiência na gestão pública”, respectivamente.

Professores: Me José Paulo Nardone,  Dra. Maria Claudia Zaratini Maia e  Dra Marli Monteiro

Na edição de 2022 houve dois alunos e uma egressa do curso de Direito que também participaram do evento com apresentação de trabalhos. A egressa Gabriela Nespolo que publicou pela segunda vez no congresso, retorna ao evento com um novo artigo "Direito à Cidade e o enfrentamento às drogas: a governança participativa como instrumento para construção de políticas públicas para inclusão dos dependentes químicos".

“Ano passado o professor Camilo me convidou e eu aceitei participar, adorei a experiência e fiz questão de participar esse ano novamente, comemora a egressa da FIB.

O aluno do 4° ano de Direito, Mateus Vergo Gimenez apresentou o trabalho " A Virtualização dos Ambientes de Lazer: As novas tecnologias de socialização como (im)possibilidade de criação de laços sociais fundamentais para a vida urbana e efetividade do Direito à Cidade". “Desde o primeiro ano, o corpo docente da faculdade menciona sobre suas participações nesse congresso e sobre os temas discutidos, em especial o professor Camilo, que tratava de temas que envolviam as cidades inteligentes”, ressalta o estudante.

 

“Vivemos em uma sociedade em que o lazer tem se virtualizado cada vez mais, afastando as pessoas do espaço urbano, na mesma medida em que as conecta no mundo virtual, seja através das redes sociais, jogos on-line ou através de conceitos como o Metaverso, que tem sido discutido recentemente”, enfatiza o acadêmico Mateus Vergo Gimenez.

Fabiane A. F. Bórnia aluna do 5° ano de Direito na FIB, por sua vez, apresentou o trabalho "Os desafios e as contribuições do direito para a viabilidade das smart cities nos países em desenvolvimento".   “O assunto é apaixonante, já que, de forma objetiva, as cidades inteligentes, além de tecnológicas, integradas e sustentáveis, permitem ao cidadão, por meio da governança participativa, pensar e participar da construção e do desenvolvimento dessas cidades”, confessa a estudante.

Quando questionada sobre o apoio que recebeu da instituição Fabiane foi categórica “Um dos pontos fortes da FIB é proporcionar ao aluno a inserção no ambiente de pesquisa e representada pelo Prof. Camilo, que é um grande incentivador da pesquisa científica, divulga e incentiva a participação dos alunos em congressos e na produção científica”, conclui. 

“Esse Congresso inseriu os professores e alunos do curso de Direito da FIB no contexto de pesquisa internacional em matéria de Direitos Humanos e no que há de mais moderno no pensamento jurídico”, destaca o coordenador Camilo Stangherlim Ferraresi. “Pensar os Direitos Humanos no âmbito de um Congresso tão importante como esse da Universidade de Coimbra demonstra a preocupação da FIB com a apresentação de caminhos para superação dos desafios sociais da atualidade”, avalia o docente.

Os anais completos, com todos os demais trabalhos, ainda não foram disponibilizados no site do evento.

 

 



Galeria de fotos





Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 2109-6200 (GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÂO)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120

FIB Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: