Graduação - Publicidade & Propaganda - .::FIB BAURU::.

Publicidade & Propaganda Bacharel





Diferenciais do curso

– Avaliação do MEC com nota 4, a maior na região de Bauru;
– Laboratórios especializados: Laboratório de MAC, laboratório de fotografia, laboratório de multimídia;
– Moderna infraestrutura e professores que atuam na área;


INFORMAÇÕES SOBRE A PROFISSÃO

É uma profissão que está em constante crescimento e proporciona oportunidade de trabalho em agências de comunicação ou propaganda, departamento de marketing das empresas e meios de comunicação, como: jornais, revistas e televisão.
O profissional poderá atuar no segmento de mídias sociais e branding.
O mercado comunicador é o principal foco.

ATIVIDADES DO CURSO

– Aulas teóricas e práticas;
– Visitas Técnicas;
– Participação em feira e eventos;
– Desenvolvimento do Projeto experimental (PREX)

CORPO DOCENTE

Profa. Angélica Santini
publicidade@fibbauru.br


Me. Wellington César Martins Leite

Ma. Elaine Cristina Gomes de Moraes

Dra. Marisa Sormani Bastos-Marques

Me. Rene Rodrigues Lopes

Ma. Mariany Schievano Granato

Ma. Tainah Schuindt Ferrari Veras

Esp. Paulo Henrique Ferreira Nascimento

Ma. Giovana Franzolin Lopes

Ma. Viviane Lindsay Cardoso

Me. Nicholas Bruggner Grassi

Dra. Liene Nunes Saddi

Ma. Nirave Reigota Caram

Me. Álvaro André Zeini Cruz

Esp. Danilo Bueno Zanott

Dr. Maria Regina Momesso

Esp. Ivan Resta Umann

Me. Fernando Ramos Geloneze

Dra. Jacqueline Aparecida Gonçalves Fernandes de Castro

Dra. Fabíola Pereira Soares

Me. Marcelo Valério Rino

Me. Camilo Stangherlim Ferraresi

Me. Bruno Jareta de Oliveira

Me. Álvaro André Zeini Cruz

Me. Angélica Helena Santini Montes Gallego

Me. Carina Cristina do Nascimento

Me. Kátia Viviane da Silva Vanzini

Ma. Maria Lucia de Azevedo

Miriam Giberti Páttaro Pallotta

Dra. Susy Nazaré Ribeiro Silva Amantini 

Dra. Tatiene Martins Coelho

GRADE CURRICULAR


1º Semestre

Informática - 36 horas
Introdução à publicidade e propaganda – 36 horas
Língua portuguesa – 36 horas
Fotografia e técnicas de iluminação – 72 horas
Fundamentos de marketing – 36 horas
Teorias da comunicação – 72 horas
História da arte – 36 horas
Comunicação e sociedade I – 36 horas
Programa de estudos de integração – 72 horas

2º Semestre

Comunicação visual gráfica – 72 horas
Fundamentos da publicidade e propaganda – 36 horas
Comunicação e expressão oral – 36 horas
Métodos e técnicas de pesquisa – 36 horas
Comunicação e sociedade II – 36 horas
Economia e geopolítica global – 36 horas
Estética e processos de criação – 36 horas
História da comunicação – 36 horas
Ambientes de marketing – 36 horas

3º Semestre

Criação publicitária I – 36 horas
Redação publicitária I – 36 horas
Estatística aplicada à comunicação – 36 horas
Antropologia – 36 horas
Marketing promocional e merchandising – 36 horas
Administração de marketing – 36 horas
Planejamento de comunicação I – 36 horas
Psicologia e comunicação – 36 horas
Fundamentos da comunicação web -36 horas
Atendimento publicitário – 36 horas
Programa de integração social I – 72 horas

4º Semestre

Criação publicitária II – 36 horas
Redação publicitária II – 36 horas
Semiótica – 36 horas
Filosofia – 36 horas
Eventos – 36 horas
Planejamento de marketing – 36 horas
Planejamento de comunicação II – 36 horas
Psicologia publicitária – 36 horas
Comunicação web e multimeios – 36 horas
Gestão de negócios e relacionamento em publicidade – 36 horas
Programa de integração social II– 72 horas

5º Semestre

Estágio I – 36 horas
Legislação e ética profissional – 36 horas
Comportamento do consumidor e tendências do consumo – 36 horas
Planejamento de mídia I – 36 horas
Introdução à produção gráfica – 36 horas
Planejamento de campanha I – 36 horas
Produção publicitária em rádio e TV – 36 horas
Marcas – 36 horas
Técnicas de argumentação e discurso – 36 horas
Criação publicitária III – 36 horas
Projeto de extensão I – 72 horas

6º Semestre

Estágio II – 36 horas
Comunicação oral e escrita – 36 horas
Pesquisa de mercado – 72 horas
Planejamento de mídia II – 36 horas
Práticas da produção gráfica – 36 horas
Planejamento de campanha II – 36 horas
Produção publicitária em cinema e internet – 36 horas
Gestão de marcas – 36 horas
Planejamento orçamentário aplicado à comunicação – 36 horas
Projeto de extensão II – 72 horas

7º Semestre

Técnicas de expressão – 36 horas
Criação aplicada ao Projeto experimental – 36 horas
Optativa I – 36 horas
Mídia aplicada ao Projeto experimental I – 36 horas
RTVC e internet aplicada ao Projeto experimental I – 36 horas
Pesquisa para o Projeto experimental I – 36 horas
Instrumentos da comunicação aplicados ao Projeto experimental – 36 horas
Produção gráfica para o Projeto experimental I – 36 horas
Projeto Experimental I – 36 horas
Desenvolvimento de campanha I – 36 horas
Programa de apoio à pesquisa I – 72 horas

8º Semestre

Apresentação de campanha publicitária – 36 horas
Direção de arte – 36 horas
Optativa II – 36 horas
Mídia aplicada ao Projeto experimental II – 36 horas
RTVC e internet aplicada ao Projeto experimental II – 36 horas
Pesquisa para o Projeto experimental II – 36 horas
Comunicação integrada de Marketing – 36 horas
Produção gráfica para o Projeto experimental II – 36 horas
Projeto Experimental II – 36 horas
Desenvolvimento de Campanha II – 36 horas
Programa de apoio à pesquisa II – 72 horas

Resumo das Atividades e da Carga Horária Máxima

Componentes curriculares dos módulos – 2880 horas

Estágio supervisionado - 100 horas
Atividades complementares – 100 horas
Carga horária total do curso – 3080 horas.

Disciplinas Optativas I e II

Libras – 36 horas
Liderança e Empreendedorismo – 36 horas
Responsabilidade social – 36 horas
Meio Ambiental – 36 horas
Tópicos especiais I- 36 horas
Tópicos especiais II- 36 horas

Galeria de fotos

Vestibular 2018

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FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.


Podem solicitar o financiamento os estudantes de cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigência estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade.


É vedada a inscrição no FIES a estudante:

– que já tenham concluído um ensino superior;
– cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
– que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES;
– inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
– cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 20% (vinte por cento);
– cuja renda familiar mensal bruta seja superior a 2,5 salários mínimos.

Os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 e queiram solicitar o FIES, deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2010 ou ano posterior, de forma que tenha obtido avaliação superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.


Estarão isentos da exigência do ENEM os professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública, regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Para tanto, será exigido, mediante apresentação à CPSA, o original de declaração ou documento equivalente, expedido, conforme o caso, pela Secretaria de Educação do Estado, do Distrito Federal, do Município ou por escola federal, comprovando a condição de professor do quadro de pessoal permanente da rede pública de ensino da educação básica, em efetivo exercício do magistério.


Os estudantes que por ocasião da inscrição ao FIES informarem data de conclusão do ensino médio anterior ao ano de 2010, deverão comprovar essa condição perante à CPSA, apresentando diploma, certificado ou documento equivalente de conclusão do ensino médio expedido pela instituição de ensino competente.
A taxa efetiva de juros do FIES é de 6,4% ao ano para todos os cursos.

Para mais informações, acesse o site do programa: http://sisfiesportal.mec.gov.br/index.html

ProUni

O ProUni é um programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Podem participar:


– Estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola;
– Estudantes com deficiência;
– Professores da rede pública de ensino do quadro permanente que concorrerem a cursos de licenciatura, nesse caso não é necessário comprovar renda.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais (50%), a renda bruta familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Para mais informações, acesse o site do programa: prouniportal.mec.gov.br

Bolsa Universidade

O Programa Escola da Família foi criado no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação. Ele proporciona a abertura de escolas da Rede Estadual de Ensino, aos finais de semana, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes.Milhares de universitários, de todo o Estado de São Paulo, dedicam hoje, seus finais de semana ao Programa Escola da Família e, em contrapartida, têm seus estudos custeados por um dos maiores programas de concessão de bolsas de estudo do País, realizado em convênio com instituições particulares de Ensino Superior – o Programa Bolsa Universidade.


Esses convênios garantem aos universitários 100% de gratuidade nos seus cursos, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado (limitada a um teto de R$ 310,00/mês, renovável semestralmente) e o restante financiado pela própria faculdade. Os universitários contemplados com a bolsa (através de processo seletivo realizado pela Diretoria de Ensino) contribuem com seu empenho e dedicação para o crescimento da comunidade local e, quando formados, acrescentarão ao currículo uma preciosa experiência, enriquecida por valores como a responsabilidade social e a participação comunitária.


É responsabilidade do aluno o pagamento das mensalidades para a faculdade até a efetivação da bolsa pela Diretoria de Ensino, sem direito a ressarcimento das mensalidades já pagas.
Observação: a quantidade de vagas está sujeita a liberação da Diretoria de Ensino.

Para mais informações, acesse o site do programa: escoladafamilia.fde.sp.gov.br

Convênio FIB & Empresa

O Convênio FIB & Empresa tem por objetivo a viabilização de concessão de descontos nas mensalidades escolares, aos funcionários e seus dependentes, para os Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, bem como outros benefícios para a empresa parceira. Se você atua em alguma empresa e tem interesse nesse convênio, é só entrar em contato no Departamento de Marketing da FIB pelo 14 2109-6207 ou convenios@fibbauru.br.


Para validar o desconto, basta trazer o comprovante de atuação na empresa (Holerite, carteira de trabalho) e apresentar no departamento Financeiro da FIB.

(14) 99822-3829
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
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