Facebook Pixel Fallback
Turmas da FIB fazem visita técnica e conhecem o Sistema Toyota de Produção

Turmas da FIB fazem visita técnica e conhecem o Sistema Toyota de Produção

Os estudantes estiveram na planta de Indaiatuba, responsável pela fabricação do Corolla.





Por Selma Miranda

 


No dia 06 de março, alunos  dos cursos de  Administração,  Engenharia de Produção e de Design das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) visitaram uma das principais fabricantes de automóveis do mundo.

Acompanhado pelo professor Marco Gandolfo, coordenador de Atividades Complementares, o grupo esteve na  Toyota instalada em Indaiatuba (SP). A planta foi inaugurada em 1998 e é responsável pela fabricação do Corolla, líder da categoria sedã médio.

A visita técnica começou com a exibição de um vídeo que mostrou desde a automatização do primeiro tear, no Japão, até os dias hoje, com os processos produtivos da fábrica em cada etapa de produção do Corolla.

Os estudantes, também participaram de uma dinâmica que simulava a fabricação de acordo com os pedidos, sem o conhecimento prévio do  Sistema Toyota de Produção (TPS).

Em seguida, os acadêmicos aprenderam sobre o TPS e sobre a importância dele no aumento da produtividade e eficiência dos mais de 2.000 colaboradores que trabalham na planta de Indaiatuba.

Depois, o grupo seguiu para o local onde são realizados os processos produtivos, quando teve oportunidade de ver na pratica a aplicação dos conceitos do TPS.

A visita terminou em um espaço onde os alunos puderam observar  um modelo de Corolla utilizado para demonstração e treinamento.

"O TPS é uma fonte inesgotável de conhecimento", destaca Gandolfo. "Com uso da metodologia Kaizen,  os métodos de trabalho, segurança e atributos do produto são estudados constantemente para buscar melhorias de produtividade e eficiência na fábrica", completa o professor.

 



Galeria de fotos





Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 2109-6200 (GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÂO)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120

FIB Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: