Cursos - Parceria CATI e FIB: resultado de cultivo inédito é apresentado para técnicos e produtores - .::FIB BAURU::.

Parceria CATI e FIB: resultado de cultivo inédito é apresentado para técnicos e produtores





Por Selma Miranda


Em 17 de setembro, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral- CATI (órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São) da regional de Bauru esteve na FIB  para a divulgação dos principais resultados  alcançados com o cultivo de espécies de alho, cebola e batata, inédito na região. As cultivares foram plantadas em abril deste ano em uma Unidade Demonstrativa  (UD) instalada dentro da Faculdade.

Pela manhã, o diretor técnico da CATI Bauru, Marco Aurélio Beraldo,  ministrou uma palestra sobre as potencialidades, tipos de cultura e objetivo do plantio das espécies.  Participaram da discussão produtores rurais da região, técnicos da CATI e  da Secretaria de Agricultura de Bauru, alunos de Agronomia da FIB e  técnicos de extensão rural de Araraquara, Lins, Ribeirão Preto e Araçatuba. Na sequência, todos seguiram para a UD,  onde houve uma explicação das técnicas de manejo empregadas e as espécies que mais se destacaram.

 

Parceria e benefícios

Muitas organizações rurais ainda têm dificuldades para entregar as cotas mínimas necessárias de hortaliças demandadas por instituições públicas, principalmente com itens de grande procura como a batata inglesa, alho e cebola- espécies que não são cultivadas na região de Bauru devido ao clima pouco favorável.

Por isso, a  CATI  e as Faculdades Integradas de Bauru, FIB, firmaram uma parceria, em março deste ano, para avaliar  a viabilidade de cultivo do alho seminobre Hozan e Amarante, cebolas tipo baia precoce e batatas rústicas. Em uma área experimental localizada na FIB, foi instalada uma Unidade Demonstrativa de 170 m2, onde  ao longo do mês de abril foram plantadas as  cultivares.

O anúncio do convênio entre as instituições ocorreu durante a Feira do Empreendedor Rural, realizada na FIB em maio. “Trata-se de uma atividade de extensão  muito importante,  porque o cultivo dessas espécies não é feito na nossa região e também  porque pode trazer um retorno muito significativo para o produtor rural”, aponta a coordenadora do curso de Agronomia da FIB  Evelize Saraiva David.

A UD possibilitará o processo de análise da viabilidade técnica e econômica através de variedades mais adaptadas às condições da região de Bauru, além de estudar sistemas de manejo.



Galeria de fotos





Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 99822-3829
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
FIB Bauru © 2019 - Todos os direitos reservados