Cursos - Atividades práticas podem ser diferencial para universitários - .::FIB BAURU::.

Atividades práticas podem ser diferencial para universitários

Faculdades Integradas de Bauru disponibilizam 30 laboratórios didáticos, além de promover visitas técnicas e eventos que aproximam alunos e profissionais.




*Por Selma Miranda


O mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, tem exigido profissionais bem preparados e familiarizados com a rotina produtiva inerente à ocupação desempenhada. Por isso, experiências práticas são essenciais para estudantes de nível superior ao longo de todo o processo de formação. As Faculdades Integradas de Bauru trabalham para oferecer aos estudantes essas experiências práticas que se tornam um diferencial mais adiante.

O Parecer do Conselho Nacional de Educação, órgão colegiado integrante do Ministério da Educação (MEC), CNE/CES 776/97 estabeleceu como orientação geral para as diretrizes curriculares dos cursos de graduação os seguintes princípios: 

- Incentivar uma sólida formação geral, necessária para que o futuro graduado possa vir a superar os desafios de renovadas condições de exercício profissional e de produção do conhecimento, permitindo variados tipos de formação e habilitações diferenciadas em um mesmo programa;
-  Estimular práticas de estudo independente, visando uma progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno;
- Encorajar o reconhecimento de conhecimentos, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar, inclusive as que se referiram à experiência profissional julgada relevante para a área de formação considerada; 
- Fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, assim como os estágios e a participação em atividades de extensão;


Teoria x prática

Com o objetivo de atender ao parecer do Conselho e às exigências do mercado, as Faculdades Integradas de Bauru, FIB, promovem atividades práticas por meio de visitas técnicas e eventos que aproximam os estudantes dos profissionais. Além disso, a Faculdade disponibiliza para seus alunos 30 laboratórios didáticos, utilizados por todos os estudantes.

O curso de Agronomia conta hoje com laboratórios especializados como o de Solos, Entomologia, Nutrição de plantas, Microbiologia, Produção vegetal e de Topografia, além de uma câmara climatizada de cultivo, estufa e área experimental dentro do campus. Em 2016, o Ranking Universitário Folha (RUF) apontou o curso de Agronomia da FIB como o segundo melhor do país e o primeiro melhor do estado de São Paulo, entre as instituições de ensino particulares.

O contato com o mundo do trabalho também é estimulado na área de humanidades. O curso de Direito da Faculdade conta com o Núcleo de Prática Jurídica, Processo Simulado Eletrônico e Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (SAJu). O atendimento é realizado por alunos do curso, sob a supervisão de Professores e Advogados, nas áreas cível e família. O SAJu proporciona aos alunos também a oportunidade de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. O curso de Direito da FIB foi avaliado com a nota máxima 5 pelo MEC, a melhor nota de Bauru e região.

“A prática no Ensino Superior por meio das aulas práticas, simulações de situações problemas realizadas dentro da própria instituição de ensino em seus laboratórios de especialidades, clínicas e na própria sala de aula, além dos estágios curriculares, proporcionam aproximar o estudante da sua realidade profissional, habilitando-o para uma atuação segura e eficaz”, avalia a coordenadora do curso de Farmácia da FIB, Rute Mendonça Xavier de Moura.

A coordenadora completa: “A ausência destas práticas, instituídas pelas próprias Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação, torna o acadêmico, futuro profissional, com pouca ou nenhuma experiência das práticas, restringindo-o ao exercício profissional e consequentemente ao mercado de trabalho”.


Processo seletivo 2017

A FIB está com inscrições abertas para seu processo seletivo 2017. A Faculdade oferece 22 cursos de graduação em Bauru e disponibiliza bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Programa Escola da Família. Como forma de facilitar o acesso dos candidatos, a FIB conta também com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior, e com um financiamento interno, exclusivo da Faculdade.

Veja os cursos que a FIB oferece nas áreas de exatas, humanas e biológicas:

- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciência da computação
- Ciências contábeis
- Design
- Design de interiores
- Design de moda
- Direito
- Educação Física
- Licenciatura em Ed. Física
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Engenharia de Produção
- Farmácia
- Fisioterapia
- Gestão de RH
- Nutrição
- Produção Audiovisual
- Psicologia
- Publicidade e Propaganda

As inscrições para o vestibular devem ser feitas pelo site www.fibbauru.br. Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (14) 2109-6200 ou pessoalmente na Rua José Santiago, quadra 15, Jardim Ferraz, em Bauru (SP).

*Publicado originalmente no G1 Bauru e Marília.







Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 99822-3829
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
FIB Bauru © 2019 - Todos os direitos reservados