Facebook Pixel Fallback

Em semana de prova, campanha de doação de sangue tem ampla participação dos alunos





Por Selma Miranda


Em meio aos acontecimentos das últimas semanas, em meio ao perturbador cenário político e econômico que vivemos, a noite desta quinta-feira (30) foi dedicada ao amor, dia de voltar olhar para o  próximo.

A equipe do Hemonúcleo Regional de Jaú (unidade do Hospital Amaral Carvalho) esteve nas Faculdades Integradas de Bauru, FIB, das 18h às 22h para realizar coletas de sangue e de amostras para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).  A ação é parte do trote solidário institucional promovido pela Faculdade.

Todos os procedimentos ocorreram no Laboratório de Análises Clínicas da FIB (Bloco A) e a equipe do Hemonúcleo foi auxiliada por alunos do quarto ano do curso de Biomedicina.

Apesar da semana de prova, a campanha contou com  expressiva participação dos estudantes. Os  que optaram por fazer o cadastro como doadores de medula preencheram um ficha e em seguida foram encaminhados para a coleta de uma amostra de sangue. “Se houver compatibilidade entre um doador e um receptor, o REDOME entra em contato com o doador para verificação de disponibilidade e para realização de novos exames, se estiver tudo certo, ele é direcionado para internação e será submetido aos procedimentos para a doação”, explica a enfermeira responsável do hemonúcleo Simone Silva.

Leandro Pereira, calouro do curso de Farmácia, fez o cadastro como doador de medula e avalia como positivo o trote solidário, “A iniciativa é muito boa, porque a doação é deficitária, eu trabalho na área da saúde e sei disso. A FIB inova, porque nem tudo é festa, muita gente precisa e é um gesto tão simples”, explica o aluno.

 

Triagem antes da coleta

As pessoas que optaram pela doação de sangue foram submetidas a um processo de triagem, com cadastro, realização do hematócrito- exame de sangue que ajuda a diagnosticar alguns problemas, como a anemia-, aferição da pressão arterial e entrevista médica. Após esse processo, o voluntário era conduzido para coleta de sangue. “É importante ter a consciência de ajudar o próximo”, afirma Natália Frasão Mota, aluna do quarto ano de Biomedicina, doadora desde os 18 anos.

O curso de Biomedicina da FIB é o responsável por articular a campanha de doação em parceria com o hospital Amaral Carvalho desde 2010. “É que o hemonúcleo do hospital tem toda a infraestrutura para fazer a coleta externa e nós temos o espaço adequado”, explica a coordenadora de Biomedicina, professora Ana Paula Battochio. “Nossos alunos tem uma conscientização muito forte e essa é a melhor doação que existe, ela é única”, finaliza a coordenadora.

No total, foram coletados147 cadastros de medula e 83 bolsas de sangue.

Agradecemos de coração a cada um que colaborou com esse importante ato de amor e solidariedade.



Galeria de fotos





Notícias FIB

Cursos

Ver todas

Pós-Graduação

Ver todas
(14) 99822-3829(Graduação)
(14) 99775-7636(Pós-Graduação)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
FIB Bauru © 2020 - Todos os direitos reservados