Facebook Pixel Fallback

Entrevista: aluno da FIB é destaque mundial na prática do Wushu






Por Selma Miranda


Praticante do Wushu Moderno, ele é octacampeão da Seletiva Paulista, heptacampeão Paulista, pentacampeão Brasileiro, vice-campeão Sul-americano e campeão Pan-americano.  Vamos conhecer melhor Sean Sumida,  aluno do quarto ano de Educação Física das Faculdades Integradas de Bauru, FIB,  e  atleta  da Seleção Brasileira de Wushu- apesar de não ganhar um centavo por isso.

O jovem nasceu em 30 de janeiro de 1995 em Ashikaga, cidade japonesa localizada na província de Tochigi, a 80 km ao norte de Tokyo, e veio para o Brasil antes de completar um ano.

Wushu é uma arte marcial chinesa que inclui o Sanshou - termo utilizado para representar a luta do Wushu- e o Taolu. Praticado por  Sean há 12 anos   (confira o vídeo),  o Taolu trata-se de uma sequência de movimentos parecidos com a ginástica olímpica. O desempenho é avaliado de acordo com o grau de dificuldade, execução técnica, qualidade de movimentos e performance. Os atletas desta modalidade praticam sequências de movimentos de forma individual ou em grupo, com ou sem armas e sem contato corporal.

Confira abaixo a entrevista  que realizamos com Sean no último sábado,  1° de abril.

**

 


FIB:Quando você começou a se interessar por essa arte?

Sean: Comecei a treinar com 10 anos de idade. Eu sai com a minha mãe, fui em um evento e  vi uma apresentação. Daí gostei, me interessei e comecei a praticar . Agora faz 12 anos que eu treino.

 

Onde você treina?

Na Associação Yamada, que existe desde 2006. Minha academia é uma das que mais tem integrantes da seleção brasileira  hoje em dia. A parte do time principal do mundial, geralmente vai uns cinquenta por cento que é da nossa da Associação. O responsável pela academia é o Marcelo Yamada, que inclusive foi aluno da FIB também.


Você entrou para a Seleção Brasileira de Wushu em 2011. Qual a responsabilidade de vestir uma camiseta da seleção?

A responsabilidade é muito grande por causa dos menores, que estão começando a praticar esse esporte, por ser uma referência, é muito legal , acho muito importante passar isso para os outros .

 

Quais  as próximas competições que você deve participar?

Semana que vem viajo para o treino da seleção para disputar uma vaga no mundial, que esse ano vai ser na Rússia, em setembro ou outubro, e eu já fui convocado para o sul-americano, que vai ser no Uruguai, em julho. Em 13 e 14 de abril eu vou disputar os Jogos Universitários  de Luta representando a FIB, que vai ter todos os esportes de luta, Jiu Jitsu, Kung Fu, Karatê e Judô, vai ser em São Paulo de 13 a 15 de abril.

 

Quem te patrocina hoje?

Não tenho nenhum. Eu tenho apoio de um fisioterapeuta,  de um quiropraxista e de um nutricionista.

 

Você tem alguma remuneração por ser atleta da seleção?

A gente não ganha nada.

 

E como ficam os custos  das viagens que você faz para competir?

Por mim mesmo, infelizmente eu pago tudo. A gente faz porque gosta mesmo. Eu já tive a bolsa atleta internacional, mas foi cortada e quando isso aconteceu  há dois anos, eu parei de treinar  e pensei “não quero isso para minha vida”, porque é só gasto. Eu faço porque eu amo mesmo o esporte e não consegui ficar longe. Eu fiquei um ano e meio parado, sem treinar. Só que eu vi que eu não consigo ficar longe disso.

 

E você trabalha?

Sim, faço estágio na academia Enjoy Fit Club.

 

Você termina a Faculdade agora no final do ano, quais seus planos? Onde você espera chegar?

Pretendo continuar dando as minhas aulas e dar aulas de Kung fu mais pra frente também. Quero continuar sendo atleta e chegar no lugar mais alto que eu posso.

 

Que lugar é esse?

Ser campeão mundial

**


Produção: Selma Miranda

Fotos: Bruno Rossi

 



Galeria de fotos





Notícias FIB

Cursos

Ver todas

Pós-Graduação

Ver todas
(14) 99822-3829(Graduação)
(14) 99775-7636(Pós-Graduação)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
FIB Bauru © 2020 - Todos os direitos reservados