Cursos - Turma de Agronomia visita a Hidroceres - .::FIB BAURU::.

Turma de Agronomia visita a Hidroceres





Em 25 de março, os alunos do  quarto ano da Agronomia  das Facudades Integradas de Bauru, FIB, realizaram uma visita técnica relacionada à disciplina de Horticultura Geral. Ele foram acompanhados pelo professor Fabio Bechelli Tonin.

O objetivo da visita foi conhecer uma das maiores empresas do Brasil ligada ao setor de produção de mudas de hortaliças, a Hidroceres, situada em Santa Cruz do Rio Pardo. O município abriga alguns de nossos alunos, vários deles vinculados à produção de hortaliças.

Durante a visita foi possível conhecer os processos para produção de grande quantidade de mudas de alta qualidade, com equipamentos de tecnologia de padrão internacional para execução de trabalhos totalmente automatizados, independentes de mão de obra. Foram observados os tipos de substratos e recipientes empregados, o elevado padrão das sementes armazenadas em câmara fria até o processo do rastreamento dos lotes de mudas produzidos que contam com sistemas informativos  de códigos de barras.

Acompanhados pelo gerente da empresa, Paulo André Bueno, os alunos tiveram uma verdadeira aula prática sobre as instalações de ambiente protegido, que contam com o que há de mais moderno no mercado atual em termo de infraestrutura, e ainda adquiriram novos conhecimentos sobre as técnicas de enxertia em pepino, tomate e pimentão, todo o manejo agroclimático no interior dos ambientes protegidos, além das particularidades no funcionamento dos projetos de fertirrigação e pulverização de defensivos. Ao final, ainda foi possível conhecer uma área com cultivo de tomate em ambiente protegido e o cultivo de alface no sistema hidropônico.

Não apenas pelo padrão tecnológico, mas  pelo tamanho da empresa e de sua produção, os alunos mostraram-se surpresos com o que viram, pois não imaginavam que existisse algo deste porte relacionado à produção de mudas de "legumes" e "verduras".  "Este tipo de aula é fundamental para que nossos alunos conheçam as realidades técnicas além dos limites do dia a dia na faculdade, onde podem, inclusive, interagir com profissionais e empresas que fazem aparecer no campo as diferenças para o nosso Agronegócio de sucesso", avalia o professor Fabio Tonin.



Galeria de fotos





Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 99822-3829
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
FIB Bauru © 2019 - Todos os direitos reservados