Cursos - Alunos e professores da FIB promovem manhã festiva na Vila Vicentina - .::FIB BAURU::.

Alunos e professores da FIB promovem manhã festiva na Vila Vicentina





Por Selma Miranda


Como parte das ações institucionais do trote solidário, as Faculdades Integradas de Bauru, FIB,  promoveram  uma campanha beneficente para a Vila Vicentina- instituição que conta com 48 idosos  moradores do local e outros 42  que passam o dia lá e retornam para suas casas no final da tarde. A campanha solicitou a doação de R$2,00 por aluno e arrecadação de itens específicos para os senhores e senhoras do lar, como lenço, creme de barbear, batom e esmalte.

Na manhã do último sábado (08),  os calouros de diversos cursos da FIB, acompanhados de professores e coordenadores, foram até a instituição entregar as doações e promover uma manhã  animada de atividades para os idosos.

Teve maquiagem, serviços de manicure, alongamento, dança, jogo de cartas, massagem terapêutica e muita conversa entre os alunos e os moradores do local. “A massagem com bolinhas de borracha melhora a circulação, o metabolismo e traz uma sensação de relaxamento”, explica o estudante do primeiro ano de Fisioterapia Alan Jeferson. “Por ouvir a história deles, a gente aprende muito e é um momento de se doar um pouco, dar carinho, é isso que fica”, destaca Alan.  Já Vinícius Oliveira, também calouro do curso de Fisioterapia, destaca, “É gratificante, vemos no semblante que eles estão se sentindo importantes”. As turmas de Nutrição foram as responsáveis por preparar um delicioso lanche para todos os idosos.

 

Mais flores por favor: revitalização do Jardim Sensorial


Outra atividade realizada no sábado foi a restauração do Jardim Sensorial da Vila Vicentina, conduzida pelos estudantes de Agronomia, com a colaboração de outras turmas.  “O jardim estava totalmente tomado por daninhas e mato, então os alunos prepararam o solo, incorporaram adubo orgânico e fizeram o transplante de mudas novas”, explica o professor João Paulo Whitaker. Em dois jardins foram plantadas espécies ornamentais, com diferentes flores,  e em outros dois foram plantadas espécies condimentares e medicinais, como hortelã, salsinha e erva-doce. O aluno de Administração Wellington Thomaz ajudou na  restauração e destaca a importância social de ações como essa: “A solidariedade deve estar presente em todos os momentos, a sociedade deve pensar na própria sociedade, por isso temos que fazer isso sempre, não só agora”, enfatiza o jovem.

A professora Neusinha Maria Carvalho Barbosa, do curso de Educação Física,  animou os presentes, primeiro com  um alongamento e depois com um baile entre os idosos. “Eles [idosos] falam que é muita solidão, pois isso  deveria sempre ter iniciativas como essa”, afirma a professora.

No final das atividades, cada um dos idosos ganhou um sacolinha com os presentes arrecadados nas semanas anteriores. Toda a ação foi acompanhada pela coordenadora técnica e assistente social da Vila Márcia Aparecida Chelin. “Existem vários projetos de interação dos idosos com a comunidade, eles ficam muito felizes e sempre comentam que o tempo foi curto”, finaliza Márcia.

 

Parabéns a todos os envolvidos nesta etapa do Trote Solidário!

 



Galeria de fotos





Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 99822-3829
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
FIB Bauru © 2019 - Todos os direitos reservados