Facebook Pixel Fallback

Alunos da Unesp e da FIB vencem concurso de Arquitetura

Estudantes disputaram em duas categorias, de nível médio e superior.





Por Selma Miranda


A segunda edição do “Concurso de Ideias para Arquitetos do Futuro” premiou na noite desta terça-feira (23/04) as melhores propostas de um projeto residencial adequado e seguro para os idosos.

O evento foi realizado no Auditório das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), e contou com a presença de estudantes e professores de Arquitetura e Urbanismo, dos patrocinadores e dos competidores.

A comissão julgadora foi composta pelos arquitetos e urbanistas  Eduardo Pinto, Gabriela Simom, Monique Bordin, Priscila Priori e Yves Saraiva. Cada um deles compartilhou com o público sua trajetória profissional e a importância da participação em concursos da área.

“Você se desafiar é muito importante, buscar sempre a superação  e estar atento às necessidades, seja dos concursos ou clientes, é muito importante”, destacou Priscila Priori.

Em seguida, os estudantes Gabriel Rodrigues da Silva e Guilherme Fernando Muro (campeões da edição 2018 do concurso),  falaram sobre as oportunidades e aprendizados com a participação no evento.

Os vencedores foram anunciados pelos patrocinadores Rafael Tavares, da Tektron, e Mariana da Matta, do estúdio de Pilates Forma & Saúde.

Na Categoria 1: Alunos que concluíram o ensino médio ou ensino técnico em escolas públicas ou privadas, os vencedores foram:

1° lugar: Gabriela Cecília Marques Carvalho (escola Luiz Castanho).

2° lugar: Bianca Missae Janini Miyazaki (colégio Dinâmico).

3° lugar: Natália Santos (Embraer Casemiro- Botucatu).


Já na categoria 2: Alunos que concluíram em 2018 o 1º ano do curso de  Arquitetura e Urbanismo, os vencedores foram:

1° lugar: Caroline Gobbi Nardini Correa (Unesp).

2° lugar: José Carlos Nolastro  Júnior (FIB).

3° lugar: Danieli Vasconcelos Vitti (FIB).

 De acordo com a professora Dra. Paula Valéria Chamma,  da comissão organizadora do concurso, a categoria 1 foi disputada por estudantes das escolas Luiz Castanho de Almeida, Dinâmico,  José Aparecido Guedes de Azevedo,  Benedito Gebara e Embraer Casimiro Montenegro Filho (de Botucatu).

Já a categoria 2 recebeu inscritos  da FIB, da Universidade do Sagrado Coração (USC), da Unesp, Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista   (FAIP, de Marília) e do Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB, de Poços de Caldas).

Paula Chamma explica também que os trabalhos foram julgados de acordo com critérios como criatividade,  originalidade, funcionalidade, segurança, conforto e estética de uma casa segura para os idosos.

Os participantes que conquistaram o 1° lugar foram premiados com uma viagem patrocinada pela Arquitravel Viagens e Turismo, para um destino de viagem de estudo de Arquitetura. Os demais vencedores receberam brindes da Tektron e Forma & Saúde.

 

O concurso

 As inscrições para a 2ª edição do “Concurso de Ideias para Arquitetos do Futuro” foram abertas no dia 12 de dezembro de 2018. Com o tema “Casa Segura”, a competição tem como objetivo escolher a melhor proposta para  um projeto residencial que seja seguro e adequado para os idosos.

A disputa é promovida pelo curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas de Bauru (FIB). 

 A participação é aberta para duas categorias de estudantes:

Categoria 1: Alunos que concluíram o ensino médio ou ensino técnico em escolas públicas ou privadas em 2018 ou aqueles estejam regularmente matriculados em 2019 no último ano do ensino médio/técnico.

Categoria 2: Alunos que concluíram em 2018 o 1º ano do curso de  Arquitetura e Urbanismo- em instituições de ensino superior públicas ou privadas- ou aqueles que estejam  regularmente matriculados para o 2º ano do curso em 2019.


Desafios

Os participantes inscritos na categoria 1 deverão  criar um  vídeo educativo com uma dica de como evitar acidentes domésticos dentro de casa. A duração do vídeo deve ser de, no máximo, 30 segundos.

Já a meta da categoria 2 será criar um vídeo que apresente  um projeto para uma casa segura para idosos (de no máximo 100m2). O vídeo deverá ter no máximo 1 minuto.

A inscrição para o “Concurso de Ideias para  Arquitetos do Futuro” é gratuita e deve ser feita pelo link  abaixo até 25 de março de 2019.

Após inscritos, os participantes terão até o dia 30 de março de 2019 para hospedar o vídeo no Youtube (no perfil “privado”) e enviar o link para o e-mail: concursodeideias@fibbauru.br . Depois disso, o concorrente irá receber  um código de identificação que substituirá o nome dele durante o concurso.

A escolha dos vencedores acontecerá no dia 23 de abril de 2019.  Os vídeos serão apresentados em evento organizado pela FIB, ocasião em que  a comissão julgadora fará a escolha do melhor vídeo em cada uma das duas categorias concorrentes.

 



Galeria de fotos

Participantes da segunda edição do “Concurso de Ideias para Arquitetos do Futuro” Comissão Julgadora Mariana da Matta entrega o brinde para Natália Santos, que conquistou o 3° lugar na categoria "Ensino Médio" Rafael Tavares entrega o brinde para Bianca Missae, que conquistou o 2° lugar na categoria "Ensino Médio" Professora Paula Chamma e Natália Santos, vencedora na categoria "Ensino Médio" Mariana da Matta e Danieli Vitti, que conquistou o 3° lugar na categoria "Graduação" Rafael Tavares e José Carlos Nolastro, que conquistou o 2° lugar na categoria "Graduação" Professora Paula Chamma e Caroline Gobbi Nardini, vencedora na categoria "Graduação" Yves Saraiva, Paula Chamma, Eduardo da Silva Pinto,Gabriela Simon, Priscila Priori e Monique Bordin




Notícias FIB

Cursos

Ver todas

Pós-Graduação

Ver todas
(14) 99822-3829(Graduação)
(14) 99775-7636(Pós-Graduação)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
FIB Bauru © 2020 - Todos os direitos reservados