Cursos - Campus da FIB receberá Feira do Empreendedor Rural no sábado - .::FIB BAURU::.

Campus da FIB receberá Feira do Empreendedor Rural no sábado

Evento irá contar, pela primeira vez, com demonstrações práticas de tecnologias das culturas do milho, silvicultura e hortaliças.





Por Selma Miranda


Com o objetivo  de fortalecer e desenvolver o agronegócio na macrorregião de Bauru, no dia 25 de maio, das 08h às 14h, será realizada nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB) a 8ª edição da Feira do Empreendedor Rural.

O evento terá entrada gratuita e irá contar com dinâmicas, apresentação das empresas do setor e demonstrações de tecnologias para o campo. Além disso, reunirá instituições da área, como  o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar),  a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e Sebrae.

Durante toda a Feira, os cursos da saúde da FIB  realizarão dosagem de glicemia e tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), orientação sobre o uso de medicamentos e também orientação nutricional.

No quiosque da Faculdade, será servido  almoço (arroz, vinagrete, mandioca e dois espetos), lanche de pernil, espetinhos, bebidas e sobremesas.  Todos a preços populares.

A dupla lençoense  Zé Henrique & Guilherme irá embalar o evento  com a boa música sertaneja.

(quer saber como será o evento? assista ao vídeo).

 

1ª Demonstração Prática de tecnologias das culturas do milho, silvicultura e hortaliças


A principal novidade desta edição da Feira do Empreendedor será a realização da “1ª Demonstração prática de tecnologias das culturas do milho, silvicultura e hortaliças”.

“Inovaremos com um maior número de estações demonstrativas, apresentando recentes tecnologias para as culturas do milho, cultivo protegido de tomate e pimentão, e ainda tópicos especiais sobre pecuária e silvicultura de espécies florestais nobres”, explica a professora Evelize Saraiva David, da comissão organizadora do evento.

As demonstrações ocorrerão durante toda a manhã na área experimental do campus da FIB, com estações de trabalho nas seguintes temáticas:

- Agricultura de precisão, com técnicas e equipamentos para avaliação das condições dos solos agrícolas: serão utilizados drones para demonstração de tecnologia de aplicação.

- A cultura do milho, com apresentação das respostas de novas variedades em condições de irrigação: o objetivo será mostrar as tecnologias inseridas em sete cultivares (HL-1573, BM-3066, HL-1730, HL-1791, HL-1573, BM-3063, DKB-265), suas transgenias, características de adaptação regional e as exigências da cultura. Os participantes poderão comparar o desempenho de cada cultivar em relação ao ataque de doenças e o potencial produtivo dos mesmos.

 - As culturas do tomate e pimentão, com novas variedades manejadas em ambiente protegido e avaliações com irrigação: será apresentada ao produtor  a alternativa  do cultivo dessas espécies (Tomate Híbrido Chapolin e Pimentão Vermelho Larry) em vaso, mesmo com um solo inutilizado na estufa. Haverá demonstração do plantio, preparação do solo e a adubação. Os participantes também irão conferir as novidades na própria montagem de estufa na condução da cultura, com uso de novos plásticos e tela Antiafídio.

- Manejo de pastagens e nutrição animal: o propósito será mostrar ao produtor a importância  de se fazer a correção de solo e adubação da pastagem de tempos em tempos para manter a cultura sempre nutritiva para o animal, mesmo na época do inverno.

- Novidades com relação ao uso de inoculantes para diferentes culturas: nesta estação demonstrativa, será discutido o isso de inoculantes (composto com bactérias que promovem o desenvolvimento das plantas) no milho e soja . Com o uso de inoculantes, o produtor pode usar menos adubo nitrogenado para suprir a necessidade dessas plantas, gastar menos e ter um resultado melhor.

- Introdução de espécies florestais nobres e de eucalipto em propriedades rurais: na ocasião, será montada uma casa de sombra para apresentação das formas de cultivo de espécies florestais nobres e de eucalipto e do potencial de comercialização delas.


A Feira do Empreendedor Rural é organizada por professores e alunos do curso de Agronomia da FIB e ocorre anualmente desde 2012. Seu principal objetivo  é o fortalecimento e desenvolvimento do agronegócio regional.

 


Serviço:

8ª Feira do Empreendedor Rural.

Data: 25 de maio, das 08h às 14h.

Local: FIB. Rua José Santiago, quadra 15. Jardim Ferraz.

Link de inscrição para as demonstrações agrotecnológicas: https://forms.gle/ZKouEo3EVMPhogHy9

Patrocínio: Agrilab, Banco Original, Bracell, Coopercitrus, Engeforest, M. Terra, Raesa, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar),Up Soluções e Wolf Sementes.

Apoio: Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), Rádio Hot107 FM, Ranho da Pamonha, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sagra) e Sebrae.

Mais informações: (14) 2109 6206.

Entrada franca.



 







Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 99822-3829
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
FIB Bauru © 2019 - Todos os direitos reservados