Cursos - TV FIB faz aniversário e há 18 anos registra a história da cidade, da faculdade e dos bauruenses - .::FIB BAURU::.

TV FIB faz aniversário e há 18 anos registra a história da cidade, da faculdade e dos bauruenses

Em 18 de junho de 2001 a FIB passou a contar com uma TV, instalada no próprio campus da faculdade.





Por Selma Miranda


A história da TV FIB está diretamente relacionada à criação do Canal Universitário de Bauru (CNUB), em 1998. A iniciativa de trazer o canal para a cidade foi do jornalista Luís Victorelli, com base na  Lei 8.977/1995, conhecida como a Lei do Cabo.

Em seu artigo 23, a lei previa a implantação de um canal universitário, reservado para o uso compartilhado entre as universidades localizadas no município ou municípios da área de prestação do serviço. “A motivação para idealizar o CNUB veio da paixão pelo jornalismo e pela vontade de ocupar o espaço que foi oferecido ”, lembra Vitorelli.

“O Luís convidou a FIB para fazer parte do canal e meu pai [Dudu Ranieri]  abraçou a ideia”, conta José Ranieri Neto, diretor administrativo da FIB e diretor geral da TV FIB. “Investimos em equipamentos para implementar o canal e também a TV, em uma decisão de ousadia e coragem”, complementa o diretor.

Assim, no dia 18 de junho de 2001 a TV FIB foi oficialmente  estabelecida e passou a integrar o CNUB, junto às demais TVs associadas. E em 2019, a TV comemora 18 anos e se destaca como um veículo de comunicação, de fato, bauruense.

“Na TV FIB nós temos tempo para falar dos assuntos e de pessoas da cidade, divulgamos o que acontece na FIB e em Bauru, diferente das grandes emissoras, onde o tempo é reduzido”, explica Neto. Os estúdios da TV já receberam personalidades, políticos, artistas, esportistas, professores e pesquisadores.

Sobre os 18 anos da TV FIB, Victorelli exalta: “Me sinto honrado em fazer parte dessa história, admiro a construção e perseverança da TV FIB e desejo que venham muitos mais anos”.

 

TV FIB hoje

O Canal Universitário de Bauru (CNUB) tem sua produção baseada no tripé Educação, Cultura e Cidadania. Ele está no ar 24 horas por dia com grade de programação rotativa entre as TVs associadas (TV FIB e TV UNIP).

“A TV FIB produz 13 programas de variedades, que abordam temas que sejam do interesse principalmente da população bauruense”, explica Bruno Rossi dos Santos, cinegrafista e editor da TV FIB. São eles:

-Acontece!. Apresentado por Priscila Nóbrega.

-O Direito é Todo Seu. Apresentado por César Augusto Micheli.

-Entrevista 10. Apresentado por Fernando Beagá e Júlio César Penariol.

-Estúdio 014. Apresentado por Bira de Bauru.

-FIB Esporte.  Com transmissões ao vivo dos jogos do time de futsal da FIB. O narrador principal é  Nilton de Oliveira, o  "Pirica".

-FIB KIDS. Apresentado pelo Palhaço Faísca.

-FIB Produz. Apresentado por Wellington Leite.

-Kizomba na TV. Apresentado por Denison Ruiz.

-Mulheres que acontecem. Apresentado por Andreia Sodate.

-Mundo Acadêmico. Apresentado por Carlos Carobino.

- Programa de Indie. Apresentado por Bruna Novelli e Felipe Tellis.

-Programa Sérgio Purini. Apresentado por Sérgio Purini.

-Vida e Saúde. Apresentado por Luiz Henrique de Moura.

 

A TV FIB está instalada no campus da faculdade (ao lado do Laboratório de Técnica e Dietética). Ela pode ser assistida pelo canal 14 da NET e  também pela internet.

Além do canal no YouTube, a TV conta com  página no Facebook e no  Instagram.


Parabéns  à TV FIB e a cada colaborador que torna possível  sua permanência !



Galeria de fotos

Luís Victorelli e José Ranieri Neto O apresentador Bira entrevista Luís Victorelli e José Ranieri Neto Bruno Rossi, cinegrafista e editor da TV FIB




Notícias FIB

Cursos

Ver todas

Pós-Graduação

Ver todas
(14) 99822-3829
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
FIB Bauru © 2019 - Todos os direitos reservados