Facebook Pixel Fallback

FIB terá novo prédio com canteiro de obras experimental para alunos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo

O espaço poderá ser usado pelos discentes para cumprir as horas de estágio curricular obrigatório.





Por Selma Miranda


No último sábado (17/08), começaram as obras para a construção de um novo bloco no campus das Faculdades  Integradas de Bauru (FIB).

Em uma iniciativa inédita na região,  os professores e alunos  dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo irão acompanhar e participar da construção do espaço.

"Além da execução dos serviços contarem horas de estágio supervisionado, os alunos, com orientação dos docentes, desenvolverão todos os projetos: arquitetônico executivo e memorial descritivo, estrutural, hidrossanitário, elétrico e  orçamentário", explica a diretora acadêmica da FIB, Chiara Ranieri.

“Será um projeto multidisciplinar, com um professor especialista acompanhando cada etapa da obra”, complementa a professora Andréa de Oliveira Bonini.

O novo prédio será utilizado pelos funcionários e  por alunos dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo. “A ideia é que nesse espaço a gente tenha  um canteiro de obras experimental, onde os alunos possam desenvolver  atividades práticas, e também um refeitório e vestiário para os funcionários “, explica o professor Donizeti Pastori Nicolete.


Estágio dentro do campus

Para o professor Alexandre Dias Martins, a proposta é uma forma de consolidar o aprendizado teórico dos estudantes: “A expectativa  é trazer para o aluno  o conhecimento de campo e que ele aprimore esse conhecimento através da prática”, afirma o docente.

Thiago Alfredo Rios é estudante do curso de Engenharia Civil e destaca  que a iniciativa irá facilitar a vida dos alunos com relação às horas de estágio. “É uma grande oportunidade  pelo fato de muitos trabalharem e não terem como  fazer o estágio fora da faculdade”, diz.

Já o aluno de Arquitetura e Urbanismo, Daniel Sarchiolo, fala sobre o orgulho em participar do projeto.  “É um momento ímpar porque estamos envolvidos desde o começo, vamos mapear , fazer as medições  e o levantamento topográfico desse local”, explica ele. “Estou gostando muito e se tudo der certo quero participar até o final dessa obra”.

"Somos Instituição de Ensino e Unidade Concedente do estágio supervisionado dos alunos, o que estará garantindo a qualidade desejada nessa etapa tão importante na formação de engenheiros e arquitetos", destaca a diretora Chiara Ranieri.

O novo espaço  será construído atrás do bloco E, em uma área de  cerca de 700 metros quadrados.



Galeria de fotos

Professores e alunos dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo participam do começo das obras do novo bloco Alunos Thiago Rios e Daniel Sarchiolo




Notícias FIB

Cursos

Ver todas

Pós-Graduação

Ver todas
(14) 99822-3829 / (14) 99775-7636(Graduação)
(14) 99775-7636(Pós-Graduação)
(14) 99612-9599 / (14) 99785-3416
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
FIB Bauru © 2020 - Todos os direitos reservados