Facebook Pixel Fallback

Alunos de Design confeccionam peças para a ONG Vida e Alegria

Os itens foram elaborados a partir dos conceitos de Design Social e Design Universal.





Por Selma Miranda


Design universal: significa o design que inclui, com a geração de produtos, serviços e ambientes acessíveis pelo maior número de pessoas. É o design para todos.

Já o Design Social se preocupa com o papel do designer e a sua responsabilidade na sociedade, além do uso do design como um modo de promover mudanças sociais.

E foram exatamente esses dois conceitos os trabalhados em uma atividade transdisciplinar do curso de Design das Faculdades Integradas de Bauru (FIB).

A partir de um projeto integrado entre as disciplinas de Design Universal, ministrada pela professora Jacqueline Gonçalves de Castro, e de Design Social, sob a responsabilidade do professor Fábio Alexandre Moizés, alunos do 3° ano do curso de Design produziram peças com a aplicação dos conceitos para a ONG Projeto Vida e Alegria, que fica no núcleo habitacional Nobuji Nagasawa, em Bauru.

“Nós conhecemos a ONG por completo, vimos as necessidades deles e a partir daí nos dividimos em grupos para a criação”, conta  a aluna Mariany Casasanta.


Entrega e experiências

No dia 06 de dezembro, foi realizada a entrega oficial dos produtos na sede da ONG: uma mesa de madeira compacta, um expositor (uma espécie de mesa para expor produtos à venda) e um manual de identidade de aplicação- ferramenta que tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento de peças gráficas.

Os estudantes, acompanhados pelos professores Fábio Alexandre Moizés e Jacqueline Aparecida Gonçalves de Castro,  foram recebidos pelo presidente do Projeto,  Pedro Vitoldo Andreassi.

“A identidade visual não era padronizada e queremos fazer um trabalho de trazer mais pessoas para cá, então, o manual nos dá segurança de que temos uma identidade profissional e isso foi muito importante, destaca o presidente.

Sobre as duas outras peças, o presidente explica, “Nós  vamos nas praças vender os itens do nosso bazar, então quanto melhor nós expomos, melhor a receptividade.  E também, nós não temos muito espaço na ONG para as aulas de reforço escolar, então essa mesa que eles projetaram para nós resolveu uma grande parte de nosso problema”, completa seu Pedro.

O objetivo do projeto integrado, de acordo com a professora Jacqueline, é mostrar que o design trabalha com a relação de gestão e que além dos aspectos econômicos, deve considerar também os sociais e culturais.

Sobre a experiência de ter participado da ação, a aluna Mariany destaca: “O amor com que eles trabalham me comoveu muito, e conseguimos  fazer algo além das expectativas e isso foi muito gratificante, para eles e para nós. Foi uma oportunidade de  colocar em prática todo o conhecimento da faculdade e de , a partir de muitas pesquisas, produzir um material que fosse de fato universal, acessível”, finaliza a aluna.



Galeria de fotos

Expositor já em uso, com peças do bazar permanente da ONG. Mesa de madeira compacta. Manual de identidade de aplicação.




Notícias FIB

Cursos

Ver todas

Pós-Graduação

Ver todas
(14) 99822-3829(Graduação)
(14) 99775-7636(Pós-Graduação)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
FIB Bauru © 2020 - Todos os direitos reservados