Cursos - Bauru foi para longe - .::FIB BAURU::.

Bauru foi para longe

Você se lembra do documentário “Sobre os trilhos da história – O progresso, a queda e a cultura”? Em julho do ano passado, noticiávamos o lançamento do filme no Teatro Municipal de Bauru.




Por Selma Miranda


A obra foi realizada como um trabalho em grupo da turma do 2° ano de Produção Audiovisual das Faculdades Integradas de Bauru, FIB. Os alunos Leonardo Oliveira, Evandro Souza, Débora Dias, Matheus Stefanini, José Rubens Leal e Henrique Moraes decidiram tomar como personagem principal do documentário o complexo da Antiga Estação Ferroviária da cidade. Assim nasceu o filme, dirigido por Evandro Souza, que por meio de diversos relatos, narra a trajetória da ferrovia em Bauru, desde o enorme progresso que trouxe ao município, com a geração de milhares de empregos e  com o desenvolvimento de diversos setores, até as quase duas décadas em que permaneceu abandonada.

A produção traz  ainda a esperança de um “renascimento” da Estação, ao mostrar a recente ocupação do prédio por diversos grupos artísticos e culturais.

 

Trilhando novos caminhos

O documentário dos estudantes foi um dos nove filmes selecionados para a Mostra Competitiva da 15ª edição do REcine - Festival Internacional de Cinema de Arquivo, na categoria de média metragem, realizado de 27 de setembro a 2 de outubro de 2016, e foi exibido na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Em outubro, o filme foi um dos finalistas no X Istanbul International Architecture and Urban Films Festival,  voltado para produções que abordam arquitetura, urbanismo e temas relacionados. De acordo com os organizadores do evento, foram 833 filmes inscritos, de 84 países. Destes, 46 foram selecionados como finalistas e apresentados durante o festival, ocorrido em outubro.

“Pouco tempo depois, entraram em contato comigo pedindo autorização para exibir o filme novamente num evento chamado Kısa Film Kolektifi”, conta Evandro Souza, diretor do documentário. Essa mostra convida os filmes que se destacaram em diversos festivais que aconteceram na Turquia ao longo do ano para serem apresentados novamente.

Sobre a sensação de saber que o trabalho do grupo foi tão longe, Evandro resume, “Tudo isso foi, e está sendo, incrível para nós. Nos dedicamos muito e é motivador e gratificante ver que ele chegou a outros cantos que talvez nunca nem tenham ouvido falar de Bauru, quanto mais sobre a história da Ferrovia”, finaliza o estudante. “

Parabéns aos alunos Leonardo Oliveira, Evandro Souza, Débora Dias, Matheus Stefanini, José Rubens Leal e Henrique Moraes por levarem um pouco da História de Bauru para o outro lado do Atlântico. Estamos orgulhosos de vocês!


Graduação nota 10

O curso superior de Produção Audiovisual da FIB  é tecnólogo, com  duração de dois anos e meio. Por isso mesmo, ele tem  como foco a realização de atividades práticas.

No decorrer da graduação, os alunos têm acesso  a uma série de laboratórios relacionados às etapas da criação de um produto audiovisual: um estúdio de fotografia, estúdio de vídeo e laboratório MAC para edição e finalização de imagem e som. "A proposta é que os alunos possam exercitar, ao longo de todos os semestres, de uma série de atividades práticas que irão prepará-los para diferentes situações na vida profissional, seja atuando em produtoras de vídeo, em emissoras ou desenvolvendo conteúdos para internet", explica a coordenadora de Atividades Complementares do curso, professora Liene Saddi.

As disciplinas a partir do segundo módulo estão voltadas para a realização de trabalhos integrados que terão um produto final como resultado, que pode ser um documentário, um vídeo de ficção ou até mesmo um vídeo experimental (como videoclipes e videoartes). Esses exercícios possibilitarão que, em pouco tempo, o aluno esteja apto conceitualmente e possua conhecimentos tecnológicos para desempenhar diferentes funções no mercado, como cinegrafista, roteirista, editor de imagens, editor de som, diretor, diretor de fotografia, diretor de arte, entre outras.

Quer saber mais sobre o curso de Produção Audiovisual?  Clique aqui.



Galeria de fotos

Grupo de alunos apresentou o documentário em julho do ano passado no Teatro Municipal




Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 99822-3829
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
FIB Bauru © 2019 - Todos os direitos reservados