Cursos - Lançamento de livro marca Semana Jurídica - .::FIB BAURU::.

Lançamento de livro marca Semana Jurídica

Obra foi organizada e escrita por professores da FIB.




Por Selma Miranda


No dia 11 de agosto, celebra-se, no Brasil, o Dia do Advogado, em memória da assinatura de um decreto imperial  de 1827 que criava dois cursos de direito no país. Um em Olinda (PE) e o outro em São Paulo (SP).

Para comemorar a data, de 09 a 11 de agosto foi realizada nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB), a Semana Jurídica. O presidente da OAB São Paulo, Marcos da Costa, não pôde comparecer ao evento e foi representado pelo advogado César Augusto Micheli.

 A conferência de abertura, no dia 09,  foi ministrada pelo professor Rui Carvalho Piva,  que  discorreu sobre o “Direito de Família”, área que contém normas jurídicas relacionadas com a estrutura, organização e proteção da família.

No dia seguinte, foram realizadas palestras sobre o estatuto da pessoa com deficiência, sobre  o direito ao esquecimento (direito de não ter exposto ao público um fato que, mesmo verdadeiro, possa causar transtorno ou sofrimento a uma pessoa) e uma exposição conduzida pelo juiz federal José Francisco da Silva Neto sobre princípios da ordem tributária.

No dia 11,  a palestra “Infidelidade virtual” chamou a atenção dos participantes, ocasião em que a professora Juliana Zacarias Tebaldi explicou o que diz o Código de Processo Civil sobre o tema e lembrou que o casamento no Brasil subentende a fidelidade e que a não fidelidade deve estar prevista em contrato. No último dia da Semana, foram realizadas também palestras esclarecedoras  sobre a reforma trabalhista, com o juiz  Júlio César Marin, e sobre o testamento vital, com o professor César Augusto Micheli.

 

Direito de família em foco

O principal destaque da Semana Jurídica foi o lançamento do livro “Direito de Família: estudos interdisciplinares” no dia 10 de agosto. A obra foi organizada pelo professor Fernando Frederico de Almeida Júnior  e conta com 16 artigos escritos por docentes da FIB, com temas como união estável putativa, o assédio moral no direito de família e crimes contra a assistência familiar.

Como parte da programação, foi montada no hall do bloco C uma exposição de cartazes com a linha do tempo dos 85 anos da seccional paulista da OAB. Toda a programação da Semana Jurídica foi gratuita e contou com a participação de estudantes de Direito de FIB e de outras instituições de ensino. “Nosso principal objetivo com esse evento foi o de aproximar alunos, professores e profissionais de mercado, além disso, é uma oportunidade de aprofundamento nos temas e de crescimento acadêmico para todos nós”, explica o professor Tales Manoel Lima Vialôgo, organizador do evento.



Galeria de fotos





(14) 99822-3829
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
FIB Bauru © 2018 - Todos os direitos reservados