Graduação - Publicidade & Propaganda - .::FIB BAURU::.

Publicidade & Propaganda Bacharel

VESTIBULAR 2020

INSCREVA-SE




Diferenciais do curso

– Avaliação do MEC com nota 4, a maior na região de Bauru;
– Matriz Curricular Moderna, a fim de atender a necessidade do mercado publicitário, com foco na Comunicação Integrada, Marketing, Online e Offline, Planejamento para ações de Vendas e de Merchandising, Estratégias de Inteligência Digital, Produção de Eventos, Produção de conteúdo para redes sociais, e Planejamento Publicitário;
– Moderna infraestrutura e professores que atuam na área;
– Laboratórios especializados: Laboratório de APPLE MAC, laboratório de fotografia, laboratório de multimídia;
– Agências Experimentais, com estrutura personalizada e iMac APPLE por agência. Para isso, os alunos são divididos por agências experimentais e departamentos, objetivando vivenciarem de maneira prática a realidade de mercado;
– Curso com premiação nacional e regional pela APP: Festin Regional e Fest UP;
–  O curso oferece inúmeros eventos muitos dinâmicos, com renomados profissionais do mercado publicitário, também produz a Maratona Criativa, que é um projeto que atende um cliente real, no qual os alunos têm 24 horas para produzirem uma campanha publicitária para o mesmo.


INFORMAÇÕES SOBRE A PROFISSÃO

É uma profissão que está em constante crescimento e proporciona oportunidade de trabalho em agências de comunicação ou propaganda, departamento de marketing das empresas e meios de comunicação, como: jornais, revistas, rádios e televisão.
O profissional poderá atuar no segmento de mídias sociais e inteligência digital, promoções de vendas,eventos, planejamento de mídia, criação de peças publicitárias, branding, entre outros.

ATIVIDADES DO CURSO

– Aulas teóricas e práticas;
– Visitas Técnicas em Agências, veículos de comunicação, produtoras, entre outros;
– Participação em feira e eventos;
– Desenvolvimento do Projeto experimental (PREX).

CORPO DOCENTE

Me. Angélica Helena Santini Montes Gallego 
publicidade@fibbauru.br

 

Me. Álvaro André Zeini Cruz

Me. Angélica Helena Santini Montes Gallego

Me. Bruno Jareta de Oliveira

Me. Camilo Stangherlim Ferraresi

Me. Carina Cristina do Nascimento

Esp. Danilo Bueno Zanott

Dra. Elaine Cristina Gomes de Moraes

Dra. Fabíola Pereira Soares

Me. Fernando Ramos Geloneze

Esp. Ivan Resta Umann

Dra. Jacqueline Aparecida Gonçalves Fernandes de Castro

Dra. Liene Nunes Saddi

Me. Lucas Nunes

Ma. Mariany Schievano Granato

Dra. Marisa Sormani Bastos-Marques

Me. Mikael Correa

Me. Miriam Giberti Páttaro Pallotta

Me. Nicholas Bruggner Grassi

Dra. Nirave Reigota Caram

Esp. Paulo Henrique Ferreira Nascimento

Ma. Tainah Schuindt Ferrari Veras

Dra. Tatiene Martins Coelho

GRADE CURRICULAR


1º Semestre

Comunicação Visual gráfica I - 36 horas
Introdução à publicidade e propaganda - 36 horas
Técnicas de Comunicação e Expressão - 36 horas 
Fotografia e técnicas de iluminação - 72 horas
Fundamentos de marketing - 36 horas
Teorias da comunicação e Linguagem - 72 horas
História da arte e das Técnicas - 72 horas
Programa de Estudos de Integração I - 72 horas

2º Semestre

Comunicação visual gráfica II - 72 horas
Fundamentos da publicidade e propaganda - 36 horas
Língua Portuguesa - 36 horas
Métodos e técnicas de pesquisa - 36 horas
Sociologia - 36 horas
Economia e geopolítica global - 36 horas
Estética e processos de criação - 36 horas
História da comunicação - 36 horas
Ambientes de marketing - 36 horas
Programa de Estudos de Integração II - 72 horas

3º Semestre

Criação publicitária I - 36
Redação publicitária I - 36
Semiótica - 36
Antropologia - 36
Marketing promocional, ativação da marca e merchandising - 36
Administração de marketing - 36
Planejamento de comunicação I - 36
Psicologia e comunicação - 36
Produção de conteúdo digital - 36
Atendimento publicitário - 36
Programa de Integração Social I - 72

4º Semestre

Criação publicitária II - 36 horas
Redação publicitária II - 36 horas
Representação e Simulação- horas
Realidade Virtual - 36 horas
Filosofia - 36 horas
Eventos - 36 horas
Planejamento de marketing - 36 horas
Planejamento de comunicação II - 36 horas
Comportamento do consumidor e tendências de consumo - 36 horas
Introdução ao desenvolvimento web - 36 horas
Análise do Discurso, Storytelling e transmidia - 36 horas
Programa de Integração Social II - 72 horas

5º Semestre

Estágio I - 36 horas
Legislação e ética profissional - 36 horas
Estatística - 36 horas
Planejamento de mídia I - 36 horas
Introdução à produção gráfica - 36 horas
Planejamento de campanha I - 36 horas
Produção publicitária em rádio e TV - 36 horas
Marcas - 36 horas
Mobile e mídias socias - 36 horas
Criação publicitária III - 36 horas
Projeto de Extensão I - 72 horas

6º Semestre

Estágio II - 36 horas
Comunicação e Hipermídia - 36 horas
Pesquisa de mercado aplicada para o PREX - 72 horas
Planejamento de mídia II - 36 horas
Práticas de produção gráfica - 36 horas
Atendimento e Planejamento aplicado ao PREX - 36 horas
Produção publicitária em cinema e internet - 36 horas
Gestão de marcas - 36 horas
Planejamento orçamentário aplicado ao comunicação - 36 horas
Projeto de Extensão II - 72 horas


7º Semestre

Apresentação de Campanha - 36 horas
Direção de Arte aplicada ao Projeto Experimental - 36 horas
Optativa I - 36 horas
Mídia aplicada ao projeto experimental - 36 horas
RTVC e internet aplicada ao projeto experimental - 36 horas
Comunicação Integrada de Marketing - 72 horas
Produção gráfica para o projeto experimental - 36 horas
Projeto experimental - 36 horas
Desenvolvimento de campanha - 36 horas
Programa de Apoio à Pesquisa I - 72 horas


8º Semestre

Design Thinking - 72 horas
Optativa II - 36 horas
Gestão de negócios e relacionamento em publicidade - 36 horas
Design de Interfaces Digitais - 72 horas
Inteligência de Mercado - 36 horas
Animação - 72 horas
Tendencias do Marketing - 36 horas
Programa de Apoio à Pesquisa II - 72 horas



Resumo das Atividades e da Carga Horária Máxima

Componentes curriculares dos módulos – 2820 horas

Estágio supervisionado - 160 horas
Atividades complementares – 100 horas
Carga horária total do curso – 3080 horas.

Disciplinas Optativas I e II

Libras – 36 horas
Liderança e Empreendedorismo – 36 horas
Responsabilidade social – 36 horas
Meio Ambiental – 36 horas
Tópicos especiais I- 36 horas
Tópicos especiais II- 72 horas

Galeria de fotos

Evento COMFIB. Trabalho Integrado de Publicidade e Propaganda (TIPP). Exposição de Cartazes na FIB. Maratona Criativa realizada no campus da FIB. Maratona Criativa realizada no campus da FIB. Evento COMFIB. Exposição de Cartazes na FIB. Evento Pocket-Teia realizado na FIB. Evento Pocket-Teia realizado na FIB. Laboratório de MAC da FIB.

Parcelamento Estudantil FIB (PEF)



Parcelamento Estudantil FIB (PEF)


I-  Trata-se de um plano de parcelamento estendido das mensalidades dos cursos de graduação. O PEF é realizado diretamente nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB).

II-  A porcentagem a ser parcelada será estabelecida pelo departamento Financeiro da FIB após análise de documentos entregues pelo candidato. Será possível parcelar até 70% do valor da mensalidade de um curso.

III- O parcelamento é efetivado por meio de um contrato que deve ser assinado pelo candidato e por um fiador no departamento Financeiro da instituição

IV- A quitação do parcelamento terá início no mês seguinte à conclusão do curso pelo aluno.

V- O PEF deve ser renovado a cada semestre e o valor do parcelamento é atualizado de acordo com o reajuste que eventualmente exista.

VI- O percentual do parcelamento poderá ser aumentado (até 70% do valor da mensalidade) ou reduzido a cada semestre.

VII- A qualquer momento o aluno poderá optar por  pagar a mensalidade integral. Neste caso, os débitos gerados com o parcelamento poderão ser quitados  a partir do mês seguinte à conclusão do curso ou antes disso.

VIII- Sempre existirá a possibilidade de negociação entre a FIB e o candidato.


Quitação do parcelamento

- Saldo do PEF poderá ser quitado até o mesmo prazo do curso, exemplo: se um curso de 5 anos, o(a) aluno(a) terá até cinco anos após conclusão do curso para quitação.

- A quitação do parcelamento terá início no mês seguinte à conclusão do curso pelo(a) aluno(a).

Como solicitar o PEF


Passo 1: O candidato deverá realizar o vestibular da FIB e ser aprovado.

Passo 2: Entregar os documentos abaixo relacionados no departamento Financeiro da FIB:

1) Documentos do grupo familiar (inclusive do(a) aluno(a)): 

* Cópia simples do RG, CPF, comprovante de residência e de renda  (3 últimos meses), certidão de casamento ou declaração de união estável com firma reconhecida.

2) Documentos do fiador  (e do cônjuge, se houver):

* Cópia simples do RG, CPF, comprovante de residência e de renda  (3 últimos meses), certidão de casamento ou declaração de união estável com firma reconhecida.

* Garantia para o contrato: Bem móvel (Recibo do veículo ou motocicleta) ou Bem imóvel (Matrícula atualizada + IPTU da casa ou terreno)


Confira AQUI os documentos válidos para comprovação da renda.


3) Com os documentos em mãos comparecer ao Departamento Financeiro da FIB para solicitar o PEF

4) Após análise socioeconômica será formalizado o contrato.

 5) Levar o Contrato ao Cartório para reconhecimento de firma das assinaturas (aluno (a) e cônjuge se houver e fiador(a) e cônjuge se houver).

 6) Preencher ficha de atualização cadastral (aluno (a))

 

Para mais informações sobre o PEF entrar em contato com o departamento Financeiro de segunda a sexta das 08h às  21h30  e aos sábados das 08h  às 12h. Telefone: (14) 2109 6203/ 2109-6226/ 2109-6231.

 

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.


Podem solicitar o financiamento os estudantes de cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigência estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade.


É vedada a inscrição no FIES a estudante:

– que já tenham concluído um ensino superior;
– cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
– que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES;
– inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
– cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 20% (vinte por cento);
– cuja renda familiar mensal bruta seja superior a 2,5 salários mínimos.

Os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 e queiram solicitar o FIES, deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2010 ou ano posterior, de forma que tenha obtido avaliação superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.


Estarão isentos da exigência do ENEM os professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública, regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Para tanto, será exigido, mediante apresentação à CPSA, o original de declaração ou documento equivalente, expedido, conforme o caso, pela Secretaria de Educação do Estado, do Distrito Federal, do Município ou por escola federal, comprovando a condição de professor do quadro de pessoal permanente da rede pública de ensino da educação básica, em efetivo exercício do magistério.


Os estudantes que por ocasião da inscrição ao FIES informarem data de conclusão do ensino médio anterior ao ano de 2010, deverão comprovar essa condição perante à CPSA, apresentando diploma, certificado ou documento equivalente de conclusão do ensino médio expedido pela instituição de ensino competente.
A taxa efetiva de juros do FIES é de 6,4% ao ano para todos os cursos.

Para mais informações, acesse o site do programa: http://sisfiesportal.mec.gov.br/

ProUni

O ProUni é um programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Podem participar:


– Estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola;
– Estudantes com deficiência;
– Professores da rede pública de ensino do quadro permanente que concorrerem a cursos de licenciatura, nesse caso não é necessário comprovar renda.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais (50%), a renda bruta familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Para mais informações, acesse o site do programa: prouniportal.mec.gov.br

Programa Escola da Família

O Programa Escola da Família foi criado no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação. Ele proporciona a abertura de escolas da Rede Estadual de Ensino, aos finais de semana, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes.Milhares de universitários, de todo o Estado de São Paulo, dedicam hoje, seus finais de semana ao Programa Escola da Família e, em contrapartida, têm seus estudos custeados por um dos maiores programas de concessão de bolsas de estudo do País, realizado em convênio com instituições particulares de Ensino Superior – o Programa Bolsa Universidade.


Esses convênios garantem aos universitários 100% de gratuidade nos seus cursos, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado (limitada a um teto de R$ 310,00/mês, renovável semestralmente) e o restante financiado pela própria faculdade. Os universitários contemplados com a bolsa (através de processo seletivo realizado pela Diretoria de Ensino) contribuem com seu empenho e dedicação para o crescimento da comunidade local e, quando formados, acrescentarão ao currículo uma preciosa experiência, enriquecida por valores como a responsabilidade social e a participação comunitária.


É responsabilidade do aluno o pagamento das mensalidades para a faculdade até a efetivação da bolsa pela Diretoria de Ensino, sem direito a ressarcimento das mensalidades já pagas.
Observação: a quantidade de vagas está sujeita a liberação da Diretoria de Ensino.

Para mais informações, acesse o site do programa: escoladafamilia.fde.sp.gov.br

Convênio FIB & Empresa

A FIB, por meio do convênio FIB & Empresa, concede descontos nas mensalidades dos cursos de Graduação e Pós-graduação, aos funcionários e seus dependentes diretos (filhos, cônjuges), bem como outros benefícios para a empresa parceira.

Se você atua em alguma empresa e tem interesse no convênio, é só entrar em contato no Departamento de Marketing da FIB:
Telefone: 14 2109-6205
E-mail: comunicacaofib@fibbauru.br


Para validar o desconto, basta trazer o comprovante de atuação na empresa (Holerite, carteira de trabalho) e apresentar no departamento Financeiro da FIB.

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(14) 99822-3829
(14) 2109-6200
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