No dia 24 de outubro, o jornal O Estado de S. Paulo e a startup Quero Educação lançaram a edição do Guia da Faculdade 2021, a maior pesquisa de opinião sobre o ensino superior brasileiro.
O resultado da avaliação considera aspectos como corpo docente (perfil dos professores vinculados ao curso e dados quantitativos); projeto didático-pedagógico (características da proposta de ensino do curso) e infraestrutura (características sobre o espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos).
Ao final da avaliação, os cursos são apresentados de acordo com os seguintes conceitos:
-5 estrelas: excelente;
-4 estrelas: muito bom;
-3 estrelas: bom;
-Não estrelado: cursos que obtiveram nota menor que 2,50 ;
-Não avaliados: cursos que não atenderam a pelo menos um dos três critérios: ter a titulação de Bacharelado ou Licenciatura; ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados (até o final do ano de 2020) e ter ao menos uma turma em andamento.
As Faculdades Integradas de Bauru (FIB) tiveram 16 cursos estrelados no Guia da Faculdade 2021:
Design: 4 estrelas
Direito: 4 estrelas
Farmácia: 4 estrelas
Fisioterapia: 4 estrelas
Administração: 3 estrelas
Agronomia: 3 estrelas
Biomedicina: 3 estrelas
Ciência da Computação: 3 estrelas
Ciências Contábeis: 3 estrelas
Educação Física: 3 estrelas
Enfermagem: 3 estrelas
Engenharia Civil: 3 estrelas
Engenharia de Produção: 3 estrelas
Nutrição: 3 estrelas
Psicologia: 3 estrelas
Publicidade e Propaganda: 3 estrelas
Os cursos superiores de Gestão de Recursos Humanos e de Produção Audiovisual (ambos tecnólogos) não foram avaliados, pois a pesquisa avalia apenas aqueles nas modalidades bacharelado ou licenciatura. Já o de Arquitetura e Urbanismo não foi avaliado, visto que primeira turma se forma no final deste ano.
O desempenho da FIB no Guia comprova sua vocação em oferecer o que há de melhor em ensino superior. A Faculdade têm se destacado no Centro-Oeste Paulista por seu corpo docente de excelência e pelo investimento contínuo na infraestrutura demandada por cada um de seus cursos. A FIB recebeu a nota 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC)- indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC) que avalia a o ensino superior com notas de 1 a 5. As instituições com 4 e 5 são consideradas excelentes. A nota 4 no IGC coloca a FIB dentre as 15% melhores faculdades do país e como a faculdade* mais bem avaliada de Bauru.
Todos esses elementos reunidos reforçam o Projeto Pedagógico e Institucional da FIB, cujo foco é potencializar as capacidades humanas e sociais, criando um verdadeiro time de pessoas realizadas e bem preparadas para atuar em todas as dimensões da vida.
Localizada em um campus com 300 mil m², a FIB dispõe de 64 laboratórios e de mais de 150 professores doutores, mestres e especialistas. Possui também um conjunto poliesportivo com 5 mil m², academia de ginástica, centro de convivência, espaços para vivências e aulas ao ar livre, estacionamento com portaria, controle de entrada e saída, cerca elétrica, seguranças e ainda 400 m² de estacionamento coberto para motos.
O Guia da Faculdade nasceu de uma parceria, fechada no final de 2018, entre o Estadão e a startup da área educacional Quero Educação.
Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas para fazer parte do Guia da Faculdade.
O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil. No total, mais de nove mil professores e coordenadores de curso participaram como avaliadores do Guia.
Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do País na qual trabalham.
Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para os seguintes aspectos de cada curso:
-Qualidade do projeto pedagógico;
-Qualidade do corpo docente e
- Qualidade da infraestrutura.
*Saiba a diferença entre faculdade, centro universitário e universidade.