Facebook Pixel Fallback
O CURSO DE DIREITO REALIZA ATENDIMENTO JURÍDICO A FUNAI

O CURSO DE DIREITO REALIZA ATENDIMENTO JURÍDICO A FUNAI

O trabalho demonstra o caráter social prestado pela FIB através dos atendimentos do NPJ. Oferecendo atendimento gratuito a comunidade e uma vivência prática aos acadêmicos.




por: Thiago Cristardo 

No dia 01 de Junho, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do curso de Direito das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) realizou esclarecimentos diante das indagações referentes à aposentadoria dos povos indígenas, que se encontram na área rural em Avaí, 42 km da cidade de Bauru.

O atendimento aconteceu no campus da FIB e contou com a supervisão do Coordenador do NPJ o prof. César Augusto Micheli. De acordo com o docente essa iniciativa manifesta o caráter social prestado pela faculdade, sendo um dos principais pilares da instituição.

“Através do NPJ foi possível esclarecer as dúvidas jurídicas apresentadas pela FUNAI, bem como passar para os alunos uma vivência prática da profissão”, explica o prof. César.   

                  Na foto: Mônica (NPJ), Patrícia (representante da FUNAI) e Prof. César da FIB.

NA FIB

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) das Faculdades Integradas de Bauru (FIB)  tem a finalidade de coordenar, orientar e avaliar as atividades de Estágio Supervisionado de Prática Jurídica, bem como de prestar atendimento jurídico à comunidade carente.

O NPJ também tem a missão de promover projetos de extensão jurídica, envolvendo os alunos diretamente ou em convênio com entidades públicas ou privadas.  Além das ações comunitárias pontuais, o NPJ mantém o Serviço de Assistência Jurídica (SAJu) que orienta gratuitamente a comunidade menos favorecida economicamente.

 

ATENDIMENTO GRATUITO

O Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (Saju) começou com sua prestação de serviço em 2011, desde a sua inauguração o espaço abriu as portas para acolher a população em situação de vulnerabilidade, sendo um local de fácil acesso a quem busca por efetivação de direitos. Aos estudantes, o ambiente proporciona uma oportunidade de capacitação a partir da vivência prática na área jurídica, bem como, compreender a profissão a partir do contexto social da atuação do profissional do direito.

Os atendimentos são realizados pelos alunos dos 4° e 5° anos do curso de Direito, com a supervisão dos nossos professores e advogados da FIB.

Pelo levantamento publicado em 2021 o SAJu já realizou mais de 250 atendimentos nas áreas do Direito de Família e Direito Cível.  

Aos interessados no serviço jurídico gratuito da FIB é necessário entrar em contato por telefone e agendar uma triagem, visto que a renda deve ser de até dois salários mínimos por família. A triagem é realizada durante a semana. Já o atendimento é feito aos sábados no campus da FIB. 

O SAJu está localizado no NPJ do Curso de Direito da FIB, no bloco E, sala 13, piso térreo. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h com atendimento somente pelo WhatsApp.

NOTA MÁXIMA

O curso de Direito da FIB em duas avaliações do Ministério da Educação (MEC) recebeu a nota máxima, passando a integrar um seleto grupo de cursos que possuem a melhor nota do país. 

A primeira conquista foi em 2012 sendo um marco histórico na cidade de Bauru. Ampliando os investimentos e com um corpo docente 100% composto por mestres e doutores, a graduação repetiu o êxito em 2014 e manteve a excelência e qualidade do curso com mais uma nota 5 do MEC em seu currículo, inclusive é o único curso de Bauru a obter o reconhecimento de excelência no ensino jurídico. 

Os critérios para receber uma nota máxima no MEC perpassam por diversos aspectos acadêmicos, entre eles: pesquisas, titulação dos professores, recursos pedagógicos, infraestrutura e entre outros. A avaliação realizada pelo MEC tem uma escala de notas de 1 a 5, e o reconhecimento do curso de Direito da FIB é a garantia ao estudante que a formação passou por um rigoroso crivo de análise. 

 

Assista os nossos diferenciais:

Serviço:

Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (Saju) 
Agendamento: Segunda a Sexta das 18h às 22h e aos Sábados das 8h às 11h.               
Informações e triagem: (14) 99822-9229 WhatsApp.

Telefone: (14) 2109-6249

E-mail: npj@fibbauru.br

Local: FIB. Rua José Santiago, quadra 15, Jardim Ferraz.    







Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 2109-6200 (GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÂO)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120

FIB Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: