O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou em 23 de abril o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC)- indicador de qualidade que avalia a educação superior com notas de 1 a 5. As instituições com 4 e 5 são consideradas excelentes e notas abaixo de 3 são insatisfatórias. Ao todo, os resultados foram calculados para 2.070 instituições (públicas e privadas), considerando os 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019.
As Faculdades Integradas de Bauru (FIB) receberam nota 4 no IGC, o que as colocam dentre as 15% melhores faculdades do país e como a faculdade* mais bem avaliada de Bauru. O índice sintetiza em um único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu da mesma instituição de ensino. O cálculo do IGC é realizado anualmente e leva em conta, entre outros aspectos, a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC)-indicador que avalia a qualidade dos cursos superiores- dos últimos três anos, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados.
"Esse é um conceito que demonstra a qualidade da instituição. Existe a avaliação que é feita para se autorizar e reconhecer um curso, depois tem uma avaliação externa feita com alunos, o Enade, e temos também a avaliação institucional", explica a diretora acadêmica da FIB Chiara Ranieri. "Na verdade a nota 4 do IGC é uma composição de todas essas demais notas, ir bem em uma avaliação é excelente, mas quanto você chega em um conceito 4 em uma nota que compõe todos esses itens realmente é uma forma de evidenciar uma qualidade efetiva da instituição, então para gente é um grande orgulho", completa a Chiara.
A diretora avalia que a formação do corpo docente e os investimentos em infraestrutura foram fundamentais para a conquista da nota. "Temos cursos com mais de 70% de doutores, e incentivamos que os docentes busquem realmente uma titulação, além da vivência de mercado de trabalho. Aqui na FIB entendemos que dentro da formação acadêmica, o principal é o corpo docente, é uma preocupação muito grande para compor os professores de cada um dos cursos", afirma a gestora.
Elencamos abaixo cinco motivos para mostrar a importância de conhecer o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC):
-Ele é um indicador que avalia a qualidade das instituições de educação superior.
-Ele é utilizado como critério de qualidade para credenciamento, autorização e reconhecimento de cursos de graduação.
-Instituições que apresentam um resultado inferior a 3 podem ter seus pedidos de autorização de novos cursos negados pelo MEC.
-Um conceito baixo pode indicar uma tendência de fechamento ou de venda da instituição para os grandes grupos.
-O cálculo do IGC considera a média dos CPCs (Conceitos Preliminares de Curso) da instituição. O CPC, por sua vez, tem como base o desempenho dos estudantes no Enade. O MEC avalia a possibilidade de incluir a nota do Enade no histórico escolar dos estudantes.
*Saiba a diferença entre faculdade, centro universitário e universidade.