Potiguar de Natal (RN), ele tem 37 anos. Já passou pela seleção brasileira e defendeu times como o São Paulo, Atlético Mineiro e a Chapecoense.
Estamos falando de Richarlyson Barbosa Felisbino, atleta recém-contratado pelo Esporte Clube Noroeste e que este ano escolheu as Faculdades Integradas de Bauru (FIB) para cursar Educação Física.
Em entrevista nesta quarta-feira (04/03), o jogador de futebol falou sobre sua carreira, a passagem pelo vôlei e sobre sua aposta na área do CrossFit.
Acompanhe:
***
Selma Miranda: Quando decidiu que queria ser jogador de futebol?
Richarlyson Barbosa: Meu pai foi jogador, desde pequeno acompanhava ele, foi uma consequência disso.
SM:Fale sobre suas principais passagens pelo futebol profissional.
Richarlyson: Passei pelo São Paulo, Atlético Mineiro, Chapecoense, seleção brasileira e pelo Vitória da Bahia. Joguei também no futebol austríaco, alemão e indiano.
SM: Qual conquista de título foi a mais importante para você e por quê.
Richarlyson: Com certeza a mais importante foi o Mundial de 2005 com o São Paulo. Porque é o maior título que um clube brasileiro pode alcançar. E claro que também em 2013 a Libertadores pelo Atlético Mineiro, porque o clube estava há 42 anos sem vencer um campeonato de expressão, então foi muito importante. Também destaco minha convocação para a seleção brasileira em 2008.
SM: Em 2015 e em 2019 você integrou equipes de vôlei. Como foram essas experiências? Por que resolveu trocar o gramado pelas quadras?
Richarlyson: Na verdade não houve uma troca. Deu para fazer as duas coisas. Eu consegui jogar vôlei exatamente depois de eu ter jogado aqui no Noroeste ano passado e pude disputar um campeonato inteiro porque o calendário permitiu. E desde pequeno eu tenho gosto pelo voleibol, só não tinha tempo de executar . Então a partir do momento que eu vi que daria para fazer isso eu entrei na equipe de Bauru e pude ser campeão da APV [Associação Pró-Voleibol], que é um campeonato amador bem valioso aqui pela região paulista.
SM:Até quando vai o seu contrato com o Noroeste?
Richarlyson: Meu contrato com o Noroeste vai até o final do Paulista, no final de maio.
SM: Como atleta, pensa em "aposentadoria" ?
Richarlyson: Claro que a aposentadoria está muito próxima, mas isso não me assusta. Até porque tenho uma história muito bacana e vitoriosa dentro do futebol. Tirando a Copa do Mundo que eu queria ter disputado e não tive a oportunidade, me realizei completamente dentro do futebol. A aposentadoria seria só o final de um ciclo para iniciar um novo.
SM: Educação Física será sua primeira graduação?
Richarlyson: Sim. Já tive oportunidade de começar esse curso em 2009, mas não tive como terminar.
SM: Por que escolheu estudar na FIB?
Richarlyson: Justamente por ser uma das melhores faculdades aqui de Bauru, com notas altas no MEC. O curso também é muito bem visto nessa região.
SM: Quais são seus planos profissionais a médio prazo?
Richarlyson: Terminar a faculdade claro, e dentro disso fazer alguns cursos de CrossFit que é uma modalidade que quero muito me aperfeiçoar . Depois de concluir a graduação e os cursos, penso em abrir um box de CrossFit e não só tê-lo como um investidor mas também me tornar um coach. Essa área tem crescido e me agrada muito justamente por estar fazendo isso há mais de um ano e já ter competido. Então é algo que chama muito minha atenção e me dá muito prazer.