Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, os cursos de Direito e de Produção Audiovisual das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) promoveram, no dia 09 de março, o evento "Interfaces do Dia da Mulher".
A atividade foi aberta com a exibição do curta "Vozes"*, criado por alunos de Produção Audiovisual em 2017. A videoarte aborda os direitos das mulheres e a cultura do estupro.
Após o filme, a professora Liene Nunes Saddi falou à plateia sobre as representações do feminicídio no audiovisual feito por mulheres.
Em seguida, a advogada Gabriela Gavioli, integrante da comissão Mulher Advogada da OAB de Bauru, ministrou a palestra "Mulher: da violência ao feminicídio".
O Interfaces foi realizado no auditório da FIB e contou com a presença dos alunos e professores de Produção Audiovisual e de Direito. A mesa de debates foi composta pela advogada Keity Symonne dos Santos Silva, pela presidenta da OAB Márcia Negrisoli e pelas professoras da FIB Rossana Teresa Mergulhão, Claudia Fernanda de Aguiar, Maria Claudia Zaratini Maia e Fabiola Pereira Soares.
"O evento teve como objetivo refletir sobre o papel da mulher na sociedade, feminicídio e igualdade de gênero", explica a professora Liene Saddi. " Sob perspectivas e olhares diferentes, buscamos uma visão interdisciplinar das representações do feminicídio e da violência contra a mulher na sociedade atual", complementa a docente.
*O filme é resultado do Projeto Integrador de Produção Audiovisual (PIPA) dos então alunos Bianca Freitas, Débora Dias, Gabriele Amaro, Leonardo de Oliveira, Letícia Lourenço, Luiz Generick, sob a orientação do professor Bruno Jareta.