Facebook Pixel Fallback
Agronomia da FIB doa mudas para projeto que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade

Agronomia da FIB doa mudas para projeto que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade

Foram entregues cerca de 700 mudas de rúcula, cebolinha, salsa e couve.






Por Selma Miranda


Na terça-feira (13/10), por meio de uma ação do curso de Agronomia das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), foram entregues mudas de hortaliças em um Centro de Convivência do Jardim Europa que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

O técnico agrícola da FIB Daygo Bentlei Guedes e o monitor Lucas Zanetti (ambos alunos do curso de Agronomia) levaram cerca de 700 mudas entre couve, rúcula, cebolinha e salsa para o Instituto Social São Cristóvão (INSCRI).

Os dois foram recepcionados pelos educadores Sheyla Serra, Daniel Bosco e Carol Matos. Após explicar as técnicas de manejo e cuidados, Daygo e Lucas fizeram o plantio das mudas nos canteiros instalados no espaço.

"No começo deste ano, começamos com o projeto 'Florescer' aqui no Instituto. Tivemos a ajuda do Mario Augusto Camargo, do projeto Cemeia, e de parceiros  para implantarmos os canteiros suspensos", conta Sheyla."E agora com essa doação da FIB poderemos dar sequência ao projeto. As crianças e adolescentes terão a oportunidade de aprender  sobre ecologia, sustentabilidade e a desenvolver o senso de responsabilidade, mesmo que de forma remota neste primeiro momento", completa a educadora.

Uma parte das mudas doadas serão entregues nesta quinta-feira (15/10) para as famílias atendidas pelo INSCRI. "Vamos aproveitar o Dia Mundial da Alimentação [16/10] para apresentar a eles uma possibilidade viável de cultivo por meio da agricultura familiar", explica Daniel Bosco.

Sobre a experiência de participar da ação, Daygo afirma: "ajudar o próximo é uma maneira de agradecer tudo o que Deus nos dá diariamente, precisamos ser gratos e ajudar para que alguém também seja grato".

"Nesse momento em que estamos vivendo uma pandemia mundial que acarretou uma crise generalizada com aumento do preços, inclusive de produtos hortícolas, ações como essa podem incentivar a população a produzir a sua própria horta, ganhando um incremento na sua alimentação, produzindo e consumindo produtos mais saudáveis e diversificados. Além da melhoria da qualidade de vida e na alimentação, essas ações também possibilitam a proximidade entre a comunidade e a faculdade, permitindo a troca de saberes", avalia a coordenadora do curso de Agronomia da FIB, professora Evelize Saraiva David.

Sobre

O Instituto Social São Cristóvão (INSCRI) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que presta assistência social para crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 15 anos. Trata-se  de  um  Serviço  de  Convivência  e  Fortalecimento  de  Vínculos  (SCFV)  que  atende  diariamente  115  usuários  que vivenciam situação de vulnerabilidade social e fragilização de vínculos familiares e comunitários da comunidade do Jardim Europa.


     Os alunos de Agronomia da FIB entregaram as mudas e  falaram sobre as técnicas de manejo.

 







Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 2109-6200 (GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÂO)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120

FIB Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: