Facebook Pixel Fallback
Professores de Psicologia da FIB  discutem a homossexualidade feminina a partir do filme Elisa y Marcela

Professores de Psicologia da FIB discutem a homossexualidade feminina a partir do filme Elisa y Marcela

A análise crítica do longa foi publicada em setembro no ebook "Leituras sobre a sexualidade em filmes".






Por Selma Miranda


O filme espanhol Elisa y Marcela é um romance dramático, vivido pelas atrizes  Natalia de Molina e Greta Fernández. Apresenta a história de Elisa Sánchez Loriga e Marcela Gracia Ibeas, que enfrentaram a repressão, o preconceito e ousaram assumir uma relação amorosa. Foi lançado no cinema em maio do ano de 2019, e em junho do mesmo ano pela Netflix. A produção busca retratar um romance iniciado na juventude em época estudantil, no final do século XIX na Espanha.

A obra, dirigida pela espanhola Isabel Coixet e baseada  em uma história real, foi objeto de estudo do coordenador de Psicologia das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), professor Rinaldo Correr, e da professora do mesmo curso Luciana Maria Biem Neuber.  

A análise crítica do filme pode ser conferida no capítulo seis do ebook "Leituras sobre a sexualidade em filmes:  intersecções sobre vínculos, desejos e relacionamentos" (volume 8),  organizado por Ana Cláudia Bortolozzi e Leilane Raquel Spadotto de Carvalho.

"O que pretendemos nesse capítulo é [...] transitar pela questão do sentido da vida, das escolhas e dos desejos humanos. A relação entre mulheres seria apenas o pano de fundo, em que o quadro são as questões existenciais em meio a uma sociedade que se cristalizou em uma organização rígida, conservadora e opressiva, em detrimento da sua própria humanidade", dizem Rinaldo e Luciana.

O livro foi lançado no mês passado e conta com a análise de outros 10 filmes por pesquisadores que estudam a sexualidade humana. Baixe o e-book aqui.


Capítulo seis do ebook apresenta análise crítica do filme Elisa y Marcela






Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 2109-6200 (GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÂO)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120

FIB Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: