Outubro é o mês da conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama .
Diante disso, a professora de Psicologia (conheça mais o curso de Psicologia) das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), Luciana Maria Biem desenvolveu um projeto de estágio junto à TV FIB, no decorrer do mês passado, que abordou o tema da campanha.
Foram gravados cinco programas que trouxeram como entrevistados profissionais da saúde envolvidos no tratamento do câncer de mama. A atividade ocorreu dentro da disciplina de estágio supervisionado em Psicologia Social Comunitária, ministrada pela docente.
"Considerando que as atividades como palestras, caminhada, e demais eventos foram suspensos devido à pandemia, foi escolhido um meio de comunicação para alcançar o maior número de pessoas com informações relevantes sobre o câncer de mama, a Campanha Outubro Rosa e o Projeto Fortalecer*", explica Luciana.
Além da professora, participaram da apresentação e produção do programa as alunas do 5° ano de Psicologia Thalita Soares Sanches e Iulia Ludmila dos Santos Góes.
"Foi uma experiência muito proveitosa essa que vivemos, foi uma ideia que surgiu neste momento por conta da Covid-19. Como não poderíamos fazer a campanha do Outubro Rosa de forma presencial como era antes, pensamos em levar a informação sobre o câncer de mama pelos meios de comunicação.
O trabalho que fizemos entrevistando os profissionais nas áreas multidisciplinares que atuam no câncer de mama foi muito interessante, pois ao mesmo tempo que estávamos levando informações para a comunidade também estávamos absorvendo este conteúdo, pois muitas informações eram desconhecidas até mesmo para nós estudantes.
A FIB foi também de extrema importância, pois nos ajudou e possibilitou colocarmos em prática nosso projeto. O Bruno Rossi, funcionário da TV FIB, nos acompanhou durante o projeto e fizemos diversas gravações, até mesmo fora do estúdio.
Com certeza saímos dessa experiência muito mais sensibilizadas e com muito mais conhecimento em relação à vivência dessas mulheres que enfrentam o câncer de mama", conta a aluna Iulia Ludmila.
De acordo com a professora Luciana, o estágio supervisionado no 5° ano de Psicologia oferece ao discente a oportunidade de pensar projetos voltados para a comunidade, com o objetivo de promoção à saúde.
Assista aos programas que discutiram o câncer de mama na perspectiva dos profissionais envolvidos no tratamento da doença:
*O Projeto (gratuito), coordenado por Luciana junto ao Grupo Amigas do Peito, é oferecido para mulheres diagnosticadas, em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama.