Facebook Pixel Fallback
Novembro Azul: a importância da Biomedicina no Diagnóstico do câncer de próstata

Novembro Azul: a importância da Biomedicina no Diagnóstico do câncer de próstata

No Dia Nacional do Biomédico, a professora Ana Paula Battochio fala sobre a importância e versatilidade deste profissional da saúde.





ARTIGO


Por Profa. Dra. Ana Paula Battochio (CRBM 6106)
Coordenadora do Curso de Biomedicina das Faculdades Integradas de Bauru (FIB)


No dia 20 de Novembro é comemorado o dia do Biomédico, profissional da área da saúde que salva vidas através do diagnóstico na prevenção e acompanhamento das doenças.

O Biomédico conquistou seu espaço no mercado de trabalho por meio da sua eficiência mesmo diante de um delicado momento político e econômico no país, atraindo e estimulando cada vez mais jovens que se identificam com a profissão a investir na carreira.

São mais de 30 áreas atuação (conheça as habilitações biomédicas) entre elas as principais são: análises clínicas, imagenologia, biologia molecular, reprodução assistida, genética, banco de sangue, bem como acupuntura e biomedicina estética. A demanda é crescente, os avanços tecnológicos são rápidos e exigem ética, perseverança e a vontade de realizar um trabalho cada dia mais qualificado. Tamanho esforço tem colocado os biomédicos em posição de destaque no mundo inteiro.

Embora a oncologia em si não seja uma das habilitações do profissional biomédico, há diversos campos de atuação que inserem o profissional neste contexto. Em relação ao diagnóstico do câncer, os biomédicos podem atuar tanto na área de análises clínicas, executando exames laboratoriais conhecidos como marcadores tumorais, como o PSA (antígeno prostático específico no sangue), utilizado no rastreamento de câncer de próstata, entre outros. Já os habilitados em imagenologia podem auxiliar no diagnóstico do câncer de próstata através da execução de exames tais como Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada com e sem contraste. Assim, em um mesmo laboratório, diversos biomédicos atuando em setores diferentes podem auxiliar no diagnóstico do câncer de próstata.


Novembro Azul e a importância dos exames preventivos

No mês de novembro é realizada a campanha Novembro Azul, que tem o objetivo de conscientizar os homens para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019. É o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, ocorrendo geralmente em homens mais velhos - cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.

O diagnóstico do câncer de próstata é o primeiro passo para o tratamento e a cura. Nesta etapa, o tempo é um elemento fundamental, já que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Se detectada nos estágios iniciais, a doença tem chance de cura de até 90%.

Um dos exames preventivos é o do toque digital retal. No entanto, a maioria da população masculina tem receio em relação a este método- o que repercute no aumento da incidência dos casos de câncer prostático.

Outro método de diagnostico é o exame de PSA (antígeno prostático específico), obtido pela amostra de sangue. Quando este exame acusa um aumento desta substância produzida pela próstata, há a necessidade de exames complementares para a confirmação da doença. Novidades em exames de imagem são incorporadas ao cotidiano, como a ressonância magnética multiparamétrica, que torna mais precisas as indicações de biópsias, evitando procedimentos desnecessários ou o PET CT (tomografia por emissão de pósitrons) com PSMA que pode rastrear doenças metastáticas de pequeno volume em locais incomuns.

Portanto, homens a partir dos 45 anos de idade devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.


Deixe a vergonha e o preconceito de lado e faça o exame de toque!

Saudações Biomédicas a todos!


No Dia Nacional do Biomédico, a profa. Ana Paula Battochio fala  sobre a importância do profissional nos exames diagnósticos.






Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 2109-6200 (GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÂO)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120

FIB Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: