Neste sábado, 21 de novembro, é comemorado o Dia Nacional da Homeopatia. O medicamento homeopático é fabricado com substâncias extraídas dos reinos vegetal, animal e mineral. Essas substâncias são manipuladas e diluídas para oferecerem doses pequenas do princípio ativo. De acordo com o Conselho Regional de Farmácia do estado de São Paulo (CRF-SP), a homeopatia oferece uma possibilidade real de cura para muitas doenças agudas, crônicas, epidêmicas ou até mesmo hereditárias, como demonstram as pesquisas desenvolvidas na área.
A homeopatia é uma especialidade médica e farmacêutica que ministra ao doente doses mínimas do medicamento homeopático para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica. Inclusive, além da medicina humana, a homeopatia vem sendo amplamente aplicada na medicina veterinária e na área da agronomia, para o fortalecimento das espécies e combate de pragas.
É um segmento com grande expansão por várias regiões do mundo, estando firmemente implantada em diversos países da Europa, das Américas e da Ásia. A homeopatia brasileira ocupa hoje um lugar de destaque no cenário mundial devido ao alto grau de desenvolvimento da sua prática, e por estar inserida nos órgãos oficiais e acadêmicos nacionais.
O profissional responsável pela produção dos medicamentos homeopáticos é o farmacêutico. Inclusive, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) ratificou como privativa da profissão farmacêutica a farmácia homeopática.
De acordo com a Resolução Nº 572 de 25/04/2013 do CFF, as especialidades farmacêuticas são agrupadas em 10 linhas de atuação, previstas em 135 especialidades, entre elas as Práticas Integrativas e Complementares – PICs - (Portaria n° 971/2006 – MS), que incluem a Homeopatia.
Nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB), o curso de Farmácia apresenta uma matriz curricular atual, que contempla a formação generalista do farmacêutico, com oferta de disciplinas centrada nos fármacos, nos medicamentos, incluindo os homeopáticos e os fitoterápicos e na assistência farmacêutica, e, de forma integrada, com formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade
De acordo com a coordenadora de Farmácia, professora Rute Xavier de Moura, além da oferta da disciplina de Homeopatia que contempla os conteúdos teóricos e práticos necessários para o exercício na área, é oferecido também o estágio em Homeopatia que acontece dentro da Farmácia Escola (conheça a Farmácia Escola) da FIB, a qual disponibiliza de um laboratório exclusivo para a manipulação dos medicamentos e insumos homeopáticos.
Vale destacar que tanto a disciplina quanto o estágio são ministrados e supervisionados por uma professora farmacêutica e especialista na área de homeopatia, a docente Cláudia Sibely Carlomagno.
Para ser farmacêutico homeopata, além da graduação em Farmácia, é necessário possuir título de especialista ou curso de aprimoramento profissional em homeopatia que atenda às resoluções vigentes do Conselho Federal de Farmácia.
"O farmacêutico homeopata atua na orientação farmacêutica , avaliação da prescrição, manipulação de medicamentos, padronização de procedimentos, treinamento de funcionários, atenção farmacêutica, contato com prescritores e responsabilidade técnica do estabelecimento", explica a professora Claudia Carlomano, que atua no segmento há 25 anos.
Segundo a Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB), a presença do farmacêutico na homeopatia não está só relacionada à produção dos medicamentos em si. Mas, tem grande importância também na área de pesquisa e na educação em saúde, além da assistência farmacêutica. O farmacêutico homeopata é também responsável por garantir a qualidade das matérias primas e organizar o seu estoque de matrizes.
Quer saber mais sobre a profissão de farmacêutico? Acesse as informações sobre o curso de Farmácia da FIB.
Vpcê também pode agendar uma visita para conhecer a Farmácia Escola da FIB. Mande uma mensagem para nosso WhatsApp.