Facebook Pixel Fallback
Homeopatia: profissional farmacêutico é o responsável pela produção dos medicamentos que buscam o equilíbrio da saúde com foco no indivíduo, e não na doença

Homeopatia: profissional farmacêutico é o responsável pela produção dos medicamentos que buscam o equilíbrio da saúde com foco no indivíduo, e não na doença

A homeopatia ocupa hoje um lugar de destaque no cenário mundial, devido ao alto grau de desenvolvimento da sua prática, e por estar inserida nos órgãos oficiais e acadêmicos nacionais.






Por Selma Miranda


Neste sábado, 21 de novembro, é comemorado o Dia Nacional da Homeopatia. O medicamento homeopático é fabricado com substâncias extraídas dos reinos vegetal, animal e mineral. Essas substâncias são manipuladas e diluídas para oferecerem doses pequenas do princípio ativo. De acordo com o Conselho Regional de Farmácia do estado de São Paulo (CRF-SP), a homeopatia oferece uma possibilidade real de cura para muitas doenças agudas, crônicas, epidêmicas ou até mesmo hereditárias, como demonstram as pesquisas desenvolvidas na área. 

A homeopatia é uma especialidade médica e farmacêutica que ministra ao doente doses mínimas do medicamento homeopático para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica. Inclusive, além da medicina humana, a homeopatia vem sendo amplamente aplicada na medicina veterinária e na área da agronomia, para o fortalecimento das espécies e combate de pragas.

É um segmento com grande expansão por várias regiões do mundo, estando firmemente implantada em diversos países da Europa, das Américas e da Ásia. A homeopatia brasileira ocupa hoje um lugar de destaque no cenário mundial devido ao alto grau de desenvolvimento da sua prática, e por estar inserida nos órgãos oficiais e acadêmicos nacionais.

O profissional responsável pela produção dos medicamentos homeopáticos é o farmacêutico. Inclusive, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) ratificou como privativa da profissão farmacêutica a farmácia homeopática.

De acordo com a Resolução Nº 572 de 25/04/2013 do CFF, as especialidades farmacêuticas são agrupadas em 10 linhas de atuação, previstas em 135 especialidades, entre elas as Práticas Integrativas e Complementares – PICs - (Portaria n° 971/2006 – MS), que incluem a Homeopatia.

 

Homeopatia no curso de Farmácia 

Nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB), o curso de Farmácia apresenta uma matriz curricular atual, que contempla a formação generalista do farmacêutico, com oferta de disciplinas centrada nos fármacos, nos medicamentos, incluindo os homeopáticos e os fitoterápicos e na assistência farmacêutica, e, de forma integrada, com formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade

De acordo com a coordenadora de Farmácia, professora Rute Xavier de Moura,  além da oferta da disciplina de Homeopatia que contempla os conteúdos teóricos e práticos necessários para o exercício na área, é oferecido também o estágio em Homeopatia que acontece dentro da Farmácia Escola (conheça a Farmácia Escola)  da FIB, a qual disponibiliza de um laboratório exclusivo para a manipulação dos medicamentos e insumos homeopáticos.

Vale destacar que tanto a disciplina quanto o estágio são ministrados e supervisionados por uma professora farmacêutica e especialista na área de homeopatia, a docente Cláudia Sibely Carlomagno.

Para ser farmacêutico homeopata, além da graduação em Farmácia,  é necessário possuir título de especialista ou curso de aprimoramento profissional em homeopatia que atenda às resoluções vigentes do Conselho Federal de Farmácia.

"O farmacêutico homeopata atua na orientação farmacêutica , avaliação da prescrição, manipulação de medicamentos, padronização de procedimentos, treinamento de funcionários,  atenção farmacêutica, contato com prescritores e responsabilidade técnica do estabelecimento", explica a professora Claudia Carlomano, que atua no segmento há 25 anos.

Segundo a  Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB),  a presença do farmacêutico na homeopatia não está só relacionada à produção dos medicamentos em si. Mas, tem grande importância também na área de pesquisa e na educação em saúde, além da assistência farmacêutica. O farmacêutico homeopata é também responsável por garantir a qualidade das matérias primas e organizar o seu estoque de matrizes. 


Quer saber mais sobre a profissão de farmacêutico? Acesse as informações sobre o curso de Farmácia da FIB.

Vpcê também pode agendar uma visita para conhecer a Farmácia Escola da FIB. Mande uma mensagem para nosso WhatsApp.



Galeria de fotos

Laboratório de Homeopatia (Farmácia Escola da FIB) Profa. Rute Xavier de Moura, coordenadora do curso de Farmácia da FIB




Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 2109-6200 (GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÂO)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120

FIB Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: