Quando você quer saber mais sobre uma empresa ou um produto, onde você procura? Tenho certeza que você pensou: na internet. A resposta não é à toa, já que 97% dos brasileiros buscam informações online antes de realizar uma compra ou conhecer algum lugar.
O dado acima foi divulgado por uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Embora o estudo seja de 2019 é provável que essa porcentagem tenha aumentado, por conta da necessidade de ficar em casa devido à pandemia.
De forma mais abrangente, os números representam um novo comportamento que mostra como o virtual e o real estão cada vez mais integrados. Aqui em Bauru, há um exemplo concreto do que estamos falando. Recentemente, as Faculdades Integradas de Bauru (FIB) implementaram o tour virtual do Google Street View.
O intuito é mostrar a estrutura da faculdade para os interessados em conhecê-la sem a necessidade do deslocamento. Tal ação demonstra como a instituição acompanha as atualizações tecnológicas, bem como cria vínculos com a nova geração de estudantes, cada vez mais conectados.
O tour virtual, que pode ser feito tanto pelo celular quanto pelo óculos de realidade aumentada, dá acesso a todos os ambientes da FIB. Desde a secretaria até os 64 laboratórios da faculdade, passando também pela biblioteca. A ideia é que os bauruenses conheçam a estrutura e a dimensão do espaço, com capacidade de expandir em 70% a sua ocupação.
Para fazer o tour virtual, basta entrar neste link bit.ly/3pyhgvU e começar a passear pelo campus. As setas localizadas no canto de baixo da tela indicam as direções, sendo possível entrar nos prédios e ter uma visão em 360° do lugar.
"Queremos deixar os visitantes mais familiarizados com nosso campus. É uma oportunidade deles conhecerem todos os ambientes, equipamentos e infraestrutura da instituição", aponta a coordenadora de marketing da FIB, Deise Alcantara.
A captação das imagens foi feita por uma equipe especializada do Google e levou cerca de dois dias. Deise, que acompanhou tudo de perto, conta que foi trabalhoso e demorado, porém, muito legal de realizar.
"Eles fazem três cliques em posições diferentes e, a partir do primeiro clique, não pode mudar nada de lugar. Tiveram alguns laboratórios que a gente conseguiu colocar os alunos, o laboratório de dança, por exemplo, é um espaço vazio, então colocamos os bailarinos representando", relembra.
Com 22 anos de atuação, a FIB demonstra a preocupação com a marca, não só pelos alunos novos, mas também por conta dos egressos, que carregam o nome da instituição.
A própria Deise se formou em Publicidade e Propaganda na FIB em 2010 e revela que a faculdade sempre procurou estar mais próxima dos alunos. "O principal papel da faculdade, não é só apresentar uma estrutura diferenciada, mas é estar próximo do aluno e eu vivi essa proximidade", finaliza.
Dessa forma, a nota 5 no MEC em diversos cursos pode ser atribuída ao corpo docente especializado e também à estrutura física. Inclusive, durante a pandemia, a FIB reestruturou todos os laboratórios para receber os alunos durante as aulas práticas.
*Texto publicado originalmente no site Social Bauru.