Facebook Pixel Fallback
Inscrições abertas para o Enem 2021

Inscrições abertas para o Enem 2021

Os candidatos têm até 14 de julho para se inscrever no Exame.





Por Selma Miranda


Os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já podem acessar a Página do Participante e se inscrever para exame. A taxa de inscrição é de R$85 e deve ser paga por aqueles que não estão isentos, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), gerada no sistema do exame. No momento da inscrição, o participante deve escolher o modelo de prova que deseja realizar — impressa ou digital.

De acordo com o Ministério da Educação, em 2021, o Enem Digital terá como novidade atendimentos especializados e recursos de acessibilidade. Os candidatos poderão solicitar auxílio de acessibilidade, como tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), tempo adicional e sala de fácil acesso. O participante que solicitar atendimento para deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira poderá indicar o uso do aparelho auditivo ou implante coclear na inscrição.

A inscrição do participante deve ser realizada pelo endereço enem.inep.gov.br/participante, do dia 30 de junho ao dia 14 de julho de 2021 às 23h59 (horário de Brasília-DF).

 

Aplicação 

 Em 2021, as duas versões do Enem (impressa e digital) terão as mesmas provas, com itens e tema da redação iguais. As provas também serão aplicadas nas mesmas datas, 21 e 28 de novembro.

 O Exame será constituído de quatro provas objetivas e uma redação em Língua Portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

21 de novembro: no primeiro dia do Exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

28 de novembro: no segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração.

 

Sobre o Enem  

O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Vale destacar que os processos seletivos do Programa Universidade para Todos (Prouni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ocorrem com base na nota obtida pelo candidato no Enem.

As Faculdades Integradas de Bauru (FIB) são parceiras do Ministério da Educação  e oferecem o Prouni e Fies aos seus alunos. Além disso, a instituição aceita  a nota da redação do Enem (em qualquer das edições do Exame) como critério de seleção para o ingresso de novos estudantes.



 







Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 2109-6200 (GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÂO)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120

FIB Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: