Facebook Pixel Fallback
FIB lança pós-graduação de Fisioterapia Respiratória com foco na UTI e na reabilitação pulmonar

FIB lança pós-graduação de Fisioterapia Respiratória com foco na UTI e na reabilitação pulmonar

Especialização será presencial e está com matrículas abertas.




Por Selma Miranda


No contexto da pandemia, o fisioterapeuta ganhou especial atenção da população e da mídia nas notícias relacionadas aos cuidados com o paciente da Covid-19, tanto nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), onde é responsável pela assistência ventilatória, quanto no processo de reabilitação pós-covid.

Assim, alinhadas com as demandas do mercado, as Faculdades Integradas de Bauru (FIB) lançaram, no dia 20 de julho, o novo curso de pós-graduação “Fisioterapia Respiratória da UTI à Reabilitação Pulmonar”.

O curso lato sensu (especialização) tem como público-alvo profissionais de nível superior em Fisioterapia, e será coordenado pela profa. Dra. Roberta Munhoz Manzano. “ O diferencial desse curso é o aspecto da reabilitação pulmonar, já que no interior do estado de São Paulo não existe outra pós-graduação com esse foco”, explica a profa. Roberta.

Além do conteúdo teórico, a especialização irá contar com atividades práticas relacionadas à avaliação de fisioterapia respiratória, técnicas hospitalares e de ventilação mecânica, que ocorrerão na Clínica de Fisioterapia e no Laboratório de Enfermagem da faculdade.

Sobre as áreas de atuação dos profissionais certificados pelo curso, a coordenadora explica que os profissionais poderão trabalhar na reabilitação pulmonar de pacientes nos espaços hospitalares, ambulatoriais e domiciliares.

“O fisioterapeuta integra a equipe multidisciplinar de uma UTI e é um profissional de extrema importância neste espaço, pois é o responsável pela reabilitação física completa do paciente, pelos procedimentos de ventilação mecânica invasiva e não invasiva, terapia respiratória e mobilização precoce”, detalha a coordenadora.

“Nos ambulatórios, o fisioterapeuta respiratório trabalha com a reabilitação cardiopulmonar. E outro espaço ocupacional deste especialista é o atendimento domiciliar, junto aos paciente acamados com sequelas respiratórias, ou com traqueostomia que usam ventilação mecânica  não invasiva”, complementa a docente.

A especialização é presencial e tem 18 meses de duração (360 horas), com aulas quinzenais às sextas-feiras das 19h às 22h40 e aos sábados das 08h às 12h e das 14h às 18h.

As matrículas para o curso estão abertas e podem ser feitas na FIB de segunda a sexta, das 10h às 19h e aos sábados das 08h às 11h30.

Para mais informações, acesse a página do curso  ou faça contato pelo WhatsApp (14) 9  9775 7636.

 


Profa. Roberta Manzano explica que fisioterapeuta respiratório pode trabalhar nas áreas hospitalares, ambulatoriais e domiciliares.






Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 2109-6200 (GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÂO)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120

FIB Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: