No contexto da pandemia, o fisioterapeuta ganhou especial atenção da população e da mídia nas notícias relacionadas aos cuidados com o paciente da Covid-19, tanto nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), onde é responsável pela assistência ventilatória, quanto no processo de reabilitação pós-covid.
Assim, alinhadas com as demandas do mercado, as Faculdades Integradas de Bauru (FIB) lançaram, no dia 20 de julho, o novo curso de pós-graduação “Fisioterapia Respiratória da UTI à Reabilitação Pulmonar”.
O curso lato sensu (especialização) tem como público-alvo profissionais de nível superior em Fisioterapia, e será coordenado pela profa. Dra. Roberta Munhoz Manzano. “ O diferencial desse curso é o aspecto da reabilitação pulmonar, já que no interior do estado de São Paulo não existe outra pós-graduação com esse foco”, explica a profa. Roberta.
Além do conteúdo teórico, a especialização irá contar com atividades práticas relacionadas à avaliação de fisioterapia respiratória, técnicas hospitalares e de ventilação mecânica, que ocorrerão na Clínica de Fisioterapia e no Laboratório de Enfermagem da faculdade.
Sobre as áreas de atuação dos profissionais certificados pelo curso, a coordenadora explica que os profissionais poderão trabalhar na reabilitação pulmonar de pacientes nos espaços hospitalares, ambulatoriais e domiciliares.
“O fisioterapeuta integra a equipe multidisciplinar de uma UTI e é um profissional de extrema importância neste espaço, pois é o responsável pela reabilitação física completa do paciente, pelos procedimentos de ventilação mecânica invasiva e não invasiva, terapia respiratória e mobilização precoce”, detalha a coordenadora.
“Nos ambulatórios, o fisioterapeuta respiratório trabalha com a reabilitação cardiopulmonar. E outro espaço ocupacional deste especialista é o atendimento domiciliar, junto aos paciente acamados com sequelas respiratórias, ou com traqueostomia que usam ventilação mecânica não invasiva”, complementa a docente.
A especialização é presencial e tem 18 meses de duração (360 horas), com aulas quinzenais às sextas-feiras das 19h às 22h40 e aos sábados das 08h às 12h e das 14h às 18h.
As matrículas para o curso estão abertas e podem ser feitas na FIB de segunda a sexta, das 10h às 19h e aos sábados das 08h às 11h30.
Para mais informações, acesse a página do curso ou faça contato pelo WhatsApp (14) 9 9775 7636.