Facebook Pixel Fallback
Aluna de Arquitetura e Urbanismo da FIB torna-se embaixadora da TETO Brasil

Aluna de Arquitetura e Urbanismo da FIB torna-se embaixadora da TETO Brasil

Mariana Luiza acredita na função social da Arquitetura e no resgate da dignidade por meio da habitação.




Por Selma Miranda


“Se você tiver apenas qualidade formal, fantástico, é uma forma de contribuir, mas não o suficiente. É desejável entrar em questões que importem a muitos e cujo benefício atinja o maior número possível de pessoas”.  A fala em destaque é de Alejandro Aravena, arquiteto chileno vencedor do prêmio Pritzker 2016.

A concepção de Alejandro diz respeito à função social da arquitetura, aquela que é capaz de gerar resultados que contribuam para a construção do bem comum e que atenda às necessidades humanas.

Essa também é a perspectiva da estudante do 5° ano de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) Mariana Luiza de Castro Batista. No começo deste ano, ela tornou-se embaixadora da ONG TETO Brasil, organização que só no país já construiu mais de 4 mil moradias emergenciais e que promove ações para superação da pobreza.

Mariana teve seu primeiro contato com a TETO em 2018, quando participou como voluntária da construção de uma moradia no Parque Jaraguá, em Bauru.

“O que me levou a participar da ONG foi a oportunidade de não fazer a Arquitetura somente para pessoas com condições financeiras ou só para uma elite. É interessante pensar na questão do trabalho social que conseguimos fazer com a profissão que a gente tem”, aponta a jovem. “Acredito que é possível mudar a sociedade em conjunto, para que possamos ter dignidade  por meio da moradia”, completa ela.

Neste ano, Mariana foi indicada para ser uma das embaixadoras da TETO. “Ser embaixadora significa auxiliar com campanhas da TETO de uma forma mais ativa nas arrecadações e na dinâmica coletiva de divulgação, mostrando a possibilidade de aplicação dos projetos”, explica ela.

Só no estado de São Paulo são nove campanhas e 12 embaixadoras e embaixadores que juntos têm a missão de arrecadar 256 mil reais até 22 de setembro. De acordo com Mariana, o dinheiro arrecadado será revertido para construção de projetos de infraestrutura como sedes comunitárias, lavatórios, banheiros, hortas, moradias emergenciais. Inclusive, Bauru será uma das cidades que receberá intervenção da ONG, a depender do montante arrecadado e de condições sanitárias seguras para a atuação dos voluntários.

Para colaborar com a vaquinha virtual da estudante de Arquitetura e Urbanismo da FIB, basta acessar o link https://doe.teto.org.br/emb-sp-mariana-luiza/single_step e fazer uma doação.

 

A TETO

TETO é uma organização que atua em 18 países da América Latina que busca superar a pobreza em que vivem milhões de pessoas nas comunidades precárias, por meio do engajamento comunitário e da mobilização de jovens voluntários e voluntárias.

O trabalho da ONG é baseado na criação de uma ligação entre o voluntariado e a comunidade, que trabalham em conjunto para gerar soluções concretas para melhorar as condições de vida no local. Ou seja, procura que as populações das comunidades sejam atores transformadores do território em que vivem.

A iniciativa nasceu no Chile,em 1997,  a partir de um grupo de jovens que descobriu a situação difícil e injusta de pobreza em que milhares de pessoas viviam em seu país.A ONG está no Brasil desde 2007, presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiânia e no Distrito Federal.

A TETO tem investido na ampliação da sua atuação, que inclui, por exemplo, a execução de diagnósticos participativos na comunidade, a aplicação de pesquisas e censos, além da construção de projetos de infraestrutura, como a instalação de sistemas de captação de água da chuva, banheiros modulares com biodigestor, lavatórios, sedes, refeitórios e hortas comunitárias.

 



Galeria de fotos

Mariana Luiza de Castro é uma das embaixadoras da TETO




Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 2109-6200 (GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÂO)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120

FIB Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: