Facebook Pixel Fallback

Professores e alunos de Direito da FIB participam de congresso internacional da Universidade de Coimbra

Evento debateu problemáticas sociojurídicas encontradas no âmbito dos Direitos Humanos.





Por Selma Miranda


Acadêmicos do curso de Direito das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) participaram de forma virtual do VI Congresso Internacional de Direitos Humanos, promovido pela Universidade de Coimbra, em Portugal, de 12 a 14 de outubro.

O evento teve como objetivo fomentar debates acerca de diferentes problemáticas encontradas no âmbito dos Direitos Humanos e propiciar o desenvolvimento de teorias científicas a partir de uma perspectiva multidisciplinar e crítica das ciências sociais e jurídicas.

O Congresso ocorreu de forma presencial e on-line, com uma programação que incluiu conferências, painéis e simpósios temáticos (com sessões de apresentação de trabalhos).

O  coordenador do curso de Direito da FIB, prof. Dr. Camilo Stangherlim Ferraresi coordenou, em conjunto com o prof. Dr. Wilson Engelmann da Unisinos, o Simpósio sobre Direitos Humanos e Smart Cities: espaços urbanos inteligentes como condição de possibilidade para efetivação de direitos.

Já as  professoras Dra. Maria Claudia Zaratini MaiaMa. Rossana Teresa Curioni Mergulhão apresentaram os trabalhos "Direito à educação em tempos de pandemia: necessidade de garantia de acesso assegurando igualdade de gênero" e "Ciberdemocracia: uma ágora digital?", respectivamente.

Dois alunos do 5° ano do curso de Direito também participaram do evento com apresentação de trabalhos. A estudante Gabriela Nespolo apresentou o artigo  “A segregação racial nas cidades: o direito à cidade como possibilidade de (re)organização de espaços urbanos inclusivos”. “A experiência foi sensacional. Quando o professor Camilo me fez o convite não pensei duas vezes para aceitar, sabia que seria uma grande oportunidade”, conta a aluna. “O tema é bem diferente de tudo que havia estudado antes, então foi um desafio mergulhar neste assunto tão essencial para os direitos humanos. No último ano do curso, com os estudos para a prova da OAB, foi ainda mais desafiador, mas valeu a pena”, complementa a aluna.

O aluno Matheus Henrique de Castro Pola, por sua vez, apresentou o trabalho "Empresas e Direitos Humanos: as empresas transnacionais como agentes de efetivação de Direitos".  “Essa foi uma das experiências acadêmicas mais gratificantes que tive durante a graduação. O Congresso proporcionou um grande aprendizado em minha vida acadêmica e pessoal. A Universidade de Coimbra é uma das mais importantes e renomadas no mundo e participar desse evento possibilitou um rico e atualíssimo debate sobre a proteção e efetivação de direitos humanos”, ressalta o estudante.

“Esse Congresso  inseriu os professores e alunos do curso de Direito da FIB no contexto de pesquisa internacional em matéria de Direitos Humanos e no que há de mais moderno no pensamento jurídico”, destaca o coordenador Camilo Stangherlim Ferraresi. “Pensar os Direitos Humanos no âmbito de um Congresso  tão importante como esse da Universidade de Coimbra demonstra a preocupação da FIB com a apresentação de caminhos para superação dos desafios sociais da atualidade”, avalia o docente.

O e-book com os artigos dos coordenadores dos simpósios temáticos do evento já está disponível. Acesse aqui.

Os anais completos , com todos os demais trabalhos, ainda não foram disponibilizados no site do evento.


→Conheça o curso de Direito da FIB, avaliado com a nota máxima 5 pelo MEC.


   Alunos do 5º ano do curso de Direito, Matheus Henrique de Castro Pola e Gabriela Nespolo.

 

 



Galeria de fotos

Sessão de apresentação de trabalhos do Congresso Sessões de apresentação de trabalhos do Congresso




Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 2109-6200 (GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÂO)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120
FIB Bauru © 2022 - Todos os direitos reservados