No dia 27 de novembro, foi realizado o lançamento do livro “A ressignificação do direito à cidade a partir dos Direitos Humanos: as smart cities como um espaço para garantir a qualidade de vida das pessoas com deficiência”.
A obra, publicada pela editora Dom Modesto, foi escrita pelo coordenador do curso de Direito das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), prof. Dr. Camilo Stangherlim Ferraresi. Sobre a temática apresentada na obra, o docente explica: “Penso que é nas cidades que a vida humana se realiza em todas as suas possibilidades, para a plena possibilidade de experimentação de direitos e, paradoxalmente, também é nas cidades que acontecem situações de negação e restrição de direitos. Nesse contexto, é necessário compreender que o direito à cidade é um Direito Humano Fundamental que está em constante construção a partir da reivindicação dos atores sociais que lutam pelo acesso a bens materiais e imateriais para garantia de uma vida com dignidade, igualitária e inclusiva. É um direito de todo ser humano”, diz.
O livro é resultado da pesquisa de doutorado em Direito do docente, realizada na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e orientada pelo prof. Dr. Wilson Engelmann.
“ A pesquisa é uma reflexão sobre um horizonte de sentido para as cidades que queremos viver no futuro, que tenham como centro irradiador o ser humano, a partir de suas necessidades, anseios, expectativas, para a construção de projetos de vida, bem como, experimentar as possibilidades de existência possíveis no espaço urbano, em especial, às pessoas com deficiência”, explica Camilo.
O e-book pode ser adquirido no site da editora Dom Modesto. A versão impressa, em breve, estará na Amazon e nos principais marketplaces.