Facebook Pixel Fallback
Farmácia na FIB: um horizonte de possibilidades

Farmácia na FIB: um horizonte de possibilidades

Conheça o único curso da região a contar com uma Farmácia Escola construída com bases em todas as normas técnicas exigidas, Selo de 4 Estrelas no Guia da Faculdade 2021, nota 4 no MEC, corpo docente qualificado e muito mais.




Artigo

Por Profa. Ma. Rute Mendonça Xavier de Moura, docente e coordenadora do curso de Farmácia da FIB.


Você acha que o Farmacêutico é o profissional que fica apenas atrás do balcão de uma Farmácia?

Estamos aqui para apresentar o Farmacêutico, como um profissional da área de saúde, com formação centrada nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica, e, de forma integrada, com formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade.

São três grandes eixos de atuação e 135 possibilidades que vão do "Consultório Farmacêutico à Industria". Todas as especialidades regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), órgão que cuida da Profissão.

Algumas dessas possibilidades incluem, por exemplo, a área do cuidado farmacêutico ao paciente; Vacinas; ANVISA; SUS; áreas da cosmetologia, pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos, análises clínicas, perícia criminal, controle de qualidade; Indústrias de bebidas e alimentos, entre outras.

Em plena expansão para o Farmacêutico se encontram as Farmácias Veterinárias, que acompanham a sofisticação dos cuidados com os Pets no Brasil. (SEBRAE, 2021).

Vale destacar ainda, para o cenário atual do farmacêutico, a associação entre a estética e bem-estar, que já era uma forte tendência e que se tornou uma verdadeira referência em autocuidado. Óleos essenciais, maquiagem não testada em animais, produtos naturais produzidos de forma artesanal são, cada vez mais, uma forma de cuidar da beleza e da saúde - das pessoas e do planeta. (SEBRAE, 2021).


E quanto ao mercado de trabalho e projeções para este Profissional?

O mercado de trabalho deste especialista é dos mais amplos e conta com um mercado aquecido e com alta empregabilidade.

O Brasil é hoje o sexto maior mercado farmacêutico do mundo. Os analistas de economia são unânimes ao projetarem uma expansão ainda maior para o setor.

Esse "boom" das indústrias farmacêuticas se deve, entre outros, ao aumento da expectativa de vida no país, a uma maior preocupação do brasileiro com a saúde e qualidade de vida, investimentos em biotecnologia e crescimento no mercado dos genéricos.

Durante a pandemia, as oportunidades para o Farmacêutico se ampliaram também nas Farmácias Com Manipulação e nas Drogarias (Sem Manipulação). Além da importante prática da dispensação com a orientação sobre o uso correto do medicamento e suas possíveis interações, o profissional de Farmácia tem realizado os Testes da Covid-19, seguido de  recomendações importantes e devidos encaminhamentos.

Por fim e não menos importante, de acordo com uma pesquisa do portal Terra, a Farmácia é a 4ª carreira mais bem remunerada da área da saúde.

 

TOP FIVE  da Farmácia na FIB

No Brasil, a carreira de farmacêutico é regulamentada e para o exercício da profissão é exigido diploma de bacharel em Farmácia, além de registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF) do estado.

Em 2013, as Faculdades Integradas de Bauru (FIB) receberam seus primeiros alunos Farmácia. Hoje no seu 9º ano o curso tornou-se referência na região.

Veja abaixo alguns dos principais diferenciais que explicam a excelência deste curso em nossa instituição:


5- Recebeu o Selo de 4 Estrelas no Guia da Faculdade 2021- a maior pesquisa de opinião sobre o ensino superior brasileiro.

4- O curso de Farmácia da FIB foi avaliado com nota 4 pelo Ministério da Educação (MEC). Os conceitos vão de 1 a 5, com critérios objetivos que analisam a qualidade e a excelência dos cursos.

3- O curso de Farmácia da FIB possui  convênios com hospitais, drogarias e Unidades Básicas de Saúde e de Assistência Farmacêutica (SUS), que contemplam algumas das áreas do Farmacêutico. Ademais, por compreender a realidade de trabalho de seus alunos, a maioria dos estágios ocorrem à noite incluindo o Estágio da Farmácia Escola e das Análises Clínicas.

2- Corpo Docente qualificado e com experiência nas áreas específicas.

1- Único curso da região a contar com uma Farmácia Escola (inaugurada em 2017) construída com bases em todas as normas técnicas exigidas. O espaço conta com: consultório farmacêutico, laboratórios de manipulação de fórmulas, de Homeopatia, Dermocosméticos, e Controle de Qualidade com equipamentos de última geração que permitem assegurar a eficácia do medicamento em relação à sua produção.



→Saiba mais sobre o curso de Farmácia da FIB aqui.


"O mercado de trabalho deste especialista é dos mais amplos e conta com um mercado aquecido e com alta empregabilidade".     Profa. Ma. Rute Mendonça Xavier de Moura.

 



Galeria de fotos





Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 2109-6200 (GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÂO)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120

FIB Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: