Os professores das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), o Dr. Artur Junio Togneri e a Dr ª Fabiane Valentini Francisqueti Ferron foram premiados na 26ª edição do Simpósio Brasileiro de Fisiologia Cardiovascular, realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.
O encontro foi remoto e aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de março, com objetivo de manter a atualização dos pesquisadores da área e na contribuição de futuros pesquisadores no campo da saúde.
Foram mais de 300 trabalhos submetidos no evento e 139 selecionados, sendo 52 na modalidade oral e dentro destes apenas 5 ganharam o PRÊMIO WILSON T. BERALDO.
TEMA PREMIADO
O grande momento da solenidade foi à revelação das cinco pesquisas selecionadas ao prêmio, entre elas, estava o trabalho realizado pelos docentes da FIB.
O estudo científico teve o tema direcionado na mudança no estilo de vida, inserção da prática de exercício físico e adequação alimentar, no tratamento das doenças cardiometabólicas.
“Foi um prazer desenvolver uma produção científica englobando duas profissões de destaque como a Educação Física e Nutrição.”, explica o professor Togneri.
QUEM FOI WILSON TEIXEIRA BERALDO?
Médico e fisiologista brasileiro, Beraldo (1917- 1998), foi co-descobridor da substância bradicinina. Formou-se em medicina pela UFMG em 1943. Sendo o seu marco na ciência com a liberação da Bradicinina, possibilitou o controle nos choques anafiláticos.
O Wilson Beraldo esteve presente em diversos setores da saúde, e sua trajetória na área acadêmica manteve sempre em destaque, com mais de 150 trabalhos científicos publicados.