Facebook Pixel Fallback
PROFESSORES DA FIB CRIAM DOCUMENTÁRIO EM REALIDADE VIRTUAL

PROFESSORES DA FIB CRIAM DOCUMENTÁRIO EM REALIDADE VIRTUAL

No mês de agosto foi lançada a filmagem com foco na conscientização a preservação de animais ameaçados em extinção.




por: Thiago Cristardo 

Os professores das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) Bruno Jareta e Rene Lopez estiveram à frente na idealização e criação intelectual do documentário produzido para a UNESP (Universidade Estadual Paulista) de Botucatu – SP. O objetivo da filmagem foi experimentar o potencial dos vídeos em realidade virtual.

A produção independente dos docentes dos cursos de Design, Produção Audiovisual e Publicidade e Propaganda da FIB leva ao público a possibilidade de ter uma experiência imersiva no Museu de Anatomia da universidade estadual.  A sua estreia foi no começo de agosto, junto com o lançamento do portal de espaços museológicos da instituição. A pré-produção e gravações foram no final de 2021, sendo sua pós-produção no primeiro semestre de 2022.

O filme reserva algumas surpresas a partir disso, como informações que surgem na tela para apresentar outras espécies de rinocerontes e a experiência de ser inserido no habitat natural desses animais. A produção conta com gravações feitas no espaço do museu e com material de arquivo registrado por iniciativas de preservação ambiental.

"Nossa meta é utilizar a imersão sensorial do vídeo 360° e o potencial de aprendizado dos espaços museológicos para convencer sobre a importância de preservar espécies ameaçadas de extinção", explica o prof. da FIB Bruno Jareta.

Foto: Professores da FIB: Bruno Jareta e Rene Lopez (Arquivo Pessoal)

Rene Lopez destaca o desafio de explorar a linguagem audiovisual imersiva, por meio da realidade virtual. “Como trata-se de uma tecnologia em desenvolvimento, produzir narrativas em 360º exige experimentações e soluções criativas” entende o professor.

A obra é uma coprodução da Neurônio Produtora e Camino Audiovisual, com roteiro, direção e pós-produção de Bruno Jareta, direção de fotografia de Rene Lopez e produção de Mayra Ferreira, Bruno Jareta e Rene Lopez.

Em breve

Um novo projeto da equipe acaba de ser aprovado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), e receberá o investimento de R$100.000,00 para a execução em 2023. "Hemisférios" é uma proposta de documentário curta-metragem em realidade virtual que aborda o problema da segregação urbana. O filme terá como foco a apresentação do dia a dia de adolescentes de idades similares, morando na mesma cidade, mas com realidades completamente diferentes.

Segundo os diretores Bruno Jareta e Rene Lopez, a ideia é inserir o espectador em uma experiência audiovisual imersiva em que ele poderá conhecer a realidade escolar, familiar e de lazer desses jovens e confrontá-las a partir da navegação em realidade virtual. A produção visa elucidar a deficiência da nossa estrutura social e propor por meio da arte reflexões com potencial de modificar essa realidade pautada em uma ilusão de oportunidade e mérito.

Serviço:

Documentário: "Onde estão os rinocerontes?"

Transmissão: No canal do Museu de Anatomia da Unesp no YouTube. (Quem não possui óculos de realidade virtual pode ter a experiência pelo aplicativo do YouTube no celular ou ainda pelo computador).

Link:  https://youtu.be/YTz8zxcXR8Y

 







Notícias FIB

Cursos

Ver todas
(14) 2109-6200 (GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÂO)
(14) 2109-6200
R. José Santiago, Quadra 15, Bauru - SP, 17056-120

FIB Bauru © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: