Em 16 de agosto (2016), a equipe do Hemonúcleo Regional de Jaú esteve nas Faculdades Integradas de Bauru, FIB, das 18h30 às 21h para realizar coletas de sangue e de amostras para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).
Todos os procedimentos ocorreram no Laboratório de Análises Clínicas da Faculdade (Bloco A) e a equipe do Hemonúcleo foi auxiliada por alunos do 4° ano do curso de Biomedicina. Foram oferecidos lanches e sucos aos doadores.
Esta foi a primeira vez que Larissa Quirino, aluna de Fisioterapia, doou sangue. “Poder ajudar outras pessoas é muito bom, não perco nada, só ajudo”, comenta Larissa. “Hoje nós passamos a importância da doação de sangue e de medula e poder ter contato com o público foi muito bom, mostramos a importância dele na sociedade”, afirma Mayara Andrade, aluna de Biomedicina que auxiliou a equipe do Hemonúcleo durante a coleta.
No total, foram realizados 150 cadastros de doadores de medula e coletadas 68 bolsas de sangue.
A FIB agradece de forma especial a cada um dos doadores.
Você pode doar
De acordo com o Ministério da saúde, podem ser doadoras pessoas com peso de no mínimo 50 quilos e ter entre 18 e 69 anos. Jovens com idade entre 16 e 17 anos também podem ser doadores, desde que apresentem o consentimento formal de seu responsável legal.
Não podem ser doadoras pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas e aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.
Doar sangue é simples, rápido e seguro. Quem doa sangue, doa vida!