O Trabalho Integrado de Publicidade e Propaganda (TIPP) é desenvolvido anualmente por alunos do segundo ano do curso. Trata-se de uma atividade integrada das disciplinas de Eventos e de Planejamento.
Organizados em agências, os estudantes trabalham na promoção de países pouco conhecidos. Para isso, eles tematizam as salas, apresentam histórias, curiosidades, cultura e culinária dos locais. A intenção é trazer países que exijam mais pesquisa que outros já famosos por seus roteiros turísticos e o desafio é despertar nos participantes o desejo de conhecer outras nações a partir de suas peculiaridades.
Em 2016, o TIPP foi realizado em duas noites. No dia 3 de novembro, a agência Alliança demonstrou as singularidades da Argélia. O Cazaquistão foi mostrado pela agência QueenBee e o Sudão, pela agência Amazona. Na sexta (04), foi a vez dos alunos apresentarem a Namíbia, país ao sul do continente africano, e o Chipre, país insular situado ao leste do Mar Mediterrâneo.
Todas as agências tematizaram a sala e exploraram diversos aspectos culturais, como dança, hábitos e culinária. Ao final, todos receberam mimos alusivos aos países.
Fala Coordenador!
Com ares de jovialidade e criatividade, o curso de Publicidade e Propaganda (PP) da FIB conta com moderna infraestrutura e professores renomados que atuam no mercado. Avaliado com nota 4 pelo Ministério da Educação (MEC), ele conta com Laboratório de computadores Mac (apple), de Fotografia e de Multimídia.
Veja abaixo alguns destaques do curso apontados pelo coordenador Frank Mello Simões Jr.
"Desde o primeiro ano, os alunos são incentivados a formar agências para desenvolver as atividades do curso. O objetivo com essa proposta é fazer com que eles exercitem o trabalho em equipe, fundamental na área de comunicação, além do senso de responsabilidade e da capacidade de colaboração, tão importantes atualmente.
No quarto ano, é feita uma divisão formal de agências para o Projeto Experimental. Esse Projeto trata-se de uma experiência acadêmica multidisciplinar que engloba teoria e prática e extravasa o ambiente da FIB. Isso porque as agências formadas escolhem um cliente real para atender, e, com as orientações dos professores do curso, os membros se dividem em atividades de atendimento, criação, pesquisa, planejamento, mídia, entre outras. Com isso, são efetuadas todas as etapas para a elaboração de um plano de comunicação, desde a coleta do briefing até as formas de divulgação das ações desenvolvidas.
Uma vez finalizado o trabalho, os alunos de Publicidade e Propaganda preparam a apresentação das atividades, sendo instruídos inclusive para realizar a ambientação do local em que serão avaliados e selecionar a melhor forma de destacar o conteúdo. A avaliação do Projeto Experimental é feita tanto pelos professores quanto por profissionais do mercado, e os alunos têm uma experiência enriquecedora fundamental para a trajetória que terão no mercado de trabalho" (Frank Mello Simões Jr.). "Essa divisão nos dá uma noção melhor do mercado e é também uma preparação para o PREX [Projeto Experimental], além disso os professores são maravilhosos, os melhores que já tive", conta Gabriela Marques, profissional recém-formada pelo curso de PP da FIB.
PP na prática
A Colmeia é uma agência experimental da FIB formada por alunos de Publicidade e Propaganda e de Produção Audiovisual. O projeto existe há mais de 5 anos, e foi criado como uma iniciativa sem fins lucrativos que visa proporcionar novas oportunidades de aprendizado para os alunos, ao mesmo tempo em que contribui tanto com as demandas de comunicação dos cursos da FIB quanto com as necessidades da comunidade. Apenas para citar alguns exemplos das possibilidades que a agência experimental possui, ela pode atender desde alunos de cursos da FIB na área da saúde, que queiram um material de divulgação para uma ação de conscientização com a comunidade; até contribuir com demandas de organizações não governamentais e de eventos beneficentes como feiras, quermesses, entre outros.
Para definir os membros da agência experimental, é realizado um processo seletivo, e os alunos aprovados assumem a responsabilidade de realizarem permanências nessa agência. Trata-se portanto de uma atividade complementar ao curso, que possibilita uma grande oportunidade de desenvolvimento.
A equipe da agência se divide em atividades de atendimento, planejamento, criação e mídia, e a iniciativa é coordenada por professores do curso.
Quer saber mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda? Clique aqui.