“Übermensch e a Individuação: relação possível entre a psicoterapia Junguiana e a filosofia de Nietzsche”. Esse nome que, a princípio, parece complicado, foi o título de um trabalho acadêmico escrito pelas alunas Geisa Egypto Barbosa Caccere e Maria Luisa Ramalho Ferreira da Silva, ambas do segundo ano de Psicologia das Faculdades Integradas de Bauru, FIB.
As estudantes apresentaram o trabalho no XI Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia: Filosofia e Psicologia - Homenagem à Prof. Carmen Beatriz Milidoni, realizado de 07 a 11 de novembro (2016) em Marília (SP).
Sob a orientação do professor João Paulo Martins, o trabalho teve como objetivo identificar conceitos e pensamentos de Nietzsche na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung. Mesmo com diferenças significativas entre os autores, destacam-se conexões, tais como o conceito “Übermensch”. A palavra de origem alemã é um dos conceitos mais notáveis do filósofo alemão Friedrich Nietzsche e significa “além-homem”, algo como um ser humano superior e transcendente.
“Vejo que eventos, em especial esse que traz como tema principal a relação entre psicologia e filosofia, têm como escopo analisar as bases filosóficas da psicologia e demostrar qual é o local em que estamos situados, coisa que é muito importante e quase nunca valorizada”, argumenta o professor João Paulo. Para ele, a participação de alunos em atividades acadêmicas é de extrema importância, pois contribuem para a maturidade científica e para o avanço da ciência.