Uma formação superior sólida colabora e muito na disputa de uma vaga em um curso de pós-graduação ou no mercado de trabalho. Além disso, o empenho no decorrer da graduação e atividades extracurriculares contribuem para tornar o estudante um profissional de destaque.
Quem nos dá um exemplo disso é Isabela Trindade Martins Amaro. A aluna recém-formada (2016) em Fisioterapia pelas Faculdades Integradas de Bauru, FIB, foi aprovada em 1° lugar no Programa de Aprimoramento Profissional – especialidade Fisioterapia- do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/USP/Bauru).
“Eu resolvi fazer esse aprimoramento por ser oferecido em um hospital como o Centrinho, que é referência. E como quero trabalhar com crianças, terei esse diferencial na minha experiência como fisioterapeuta. Além disso, admiro o trabalho que realizam no HRAC, conheço pessoas que foram pacientes e tiveram um resultado ótimo de tratamento. Sei que estou em um bom lugar”, comemora Isabela, que disputou a vaga com outros 41 candidatos.
Sobre a contribuição da FIB para sua aprovação, a aluna relata: Eu acredito que a faculdade me ajudou nesse processo. Primeiro porque uma das professoras do curso, a Roberta Manzano, fez esse aprimoramento quando se formou também e falou da qualidade dele. E além dela, os professores sempre incentivavam a continuar os estudos, a acreditar que a gente seria capaz de passar. O incentivo que recebi de determinados professores para a pesquisa também foi essencial para pontuar na análise curricular, com a participações em congressos e simpósios em outras universidades da região. Em relação ao conteúdo da prova, que foi na área de fisioterapia respiratória, sinceramente eu não tive tempo de estudar e consegui ir super bem só com o conteúdo oferecido pela faculdade, em especial nos estágios”, destaca a estudante.
Parabéns por essa valiosa conquista Isabela!
Sobre o PAP
O Programa de Aprimoramento Profissional (PAP) tem como objetivo capacitar alunos recém-formados para o exercício profissional em instituições credenciadas e vinculadas ao SUS. O Programa é estadual e vinculado à Secretaria de Saúde e destina-se à formação pós-graduada de profissionais não médicos que atuam na área de Saúde nas diversas categorias (enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, pedagogia, serviço social e terapia ocupacional) mediante treinamento em serviço, de elevado padrão científico e técnico.
Os programas de aprimoramento profissional têm de um a dois anos de duração com carga horária semanal de 40 horas de atividades, 80% das quais são práticas e 20% em aulas, seminários, elaboração de monografias etc.
O processo seletivo para o Programa é feito por meio de prova escrita, análise de currículo e entrevista. Os candidatos aprovados às vagas recebem mensalmente uma bolsa de estudos, financiada pela Secretaria de Estado da Saúde – SES-SP, para dedicação integral ao programa.