O sábado começou ensolarado, mas nem tão quente como nos últimos dias, pois um vento leve deixou a manhã mais fresca e agradável. Um belo dia para colocar a mão na massa, ou melhor, na terra.
Hoje, os calouros do curso de Agronomia das Faculdades Integradas de Bauru, FIB, participaram da primeira etapa do já tradicional trote solidário promovido como atividade de recepção aos novos alunos.
Eles prepararam os canteiros da horta acadêmica, fizeram a adubação orgânica e plantaram mil mudas de alface americana e lisa. Logo após, o cultivo foi coberto com palha para proteger a plantação das intempéries.
As verduras serão colhidas dentro de 30 a 40 dias. “Nesse tempo, é necessário o fornecimento diário de água e eliminação de ervas daninhas, com uma condução orgânica, sem contato com agroquímicos”, explica o professor João Paulo Withaker, que ministra a disciplina de Iniciação à Agronomia e foi o responsável por orientar os estudantes no plantio.
Na segunda etapa do trote, as hortaliças serão colhidas pelos calouros e doadas para uma entidade beneficente. Sobre sua primeira experiência no campo, a aluna Julia Cristina afirma: “foi um momento único, aprendemos muito e cansamos muito também, mas foi gratificante”.
Agradecimento: Indrigo Comércio de Verduras, que há seis anos doa as mudas de alface para o trote solidário da Agronomia.