Os alunos do primeiro ano de Agronomia das Faculdades Integradas de Bauru, FIB, deram início em 4 de março ao projeto de formação da horta acadêmica, parte integrante das atividades da disciplina “Iniciação à Agronomia”.
Inicialmente, os estudantes fizeram a preparação das bandejas, de plástico ou isopor, que foram preenchidas com substrato próprio para crescimento das mudas e então procederam com a semeadura manual. Em seguida, tais bandejas foram dispostas sob o sistema automatizado de irrigação tipo aspersão, dentro da estufa, localizada na área experimental do campus, pois se trata do ambiente ideal para permitir a boa germinação das sementes e crescimento rápido das mudas. Assim que elas estiverem com tamanho adequado, serão transplantadas de forma definitiva para os canteiros.
O projeto da horta integra as ações institucionais do trote solidário promovido pela faculdade. Nos últimos anos, após a colheita, as hortaliças tem sido doadas a alguma entidade beneficente de Bauru. Estas atividades práticas com os alunos recém-ingressados permite o contato com diversas áreas do conhecimento agronômico, com propósito de facilitar o entendimento da teoria abordada em sala de aula. Além disso, o trabalho em equipe é estimulado, pois promove a integração entre colegas e colabora para o desenvolvimento da disciplina e da racionalização das tarefas- muito valorizada no mercado profissional, principalmente por grandes empresas.