Quem passou pelo térreo do bloco D na noite de ontem (21 de agosto) notou uma exposição de projetos dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da FIB. Trata-se de estudos projetuais de um novo espaço de eventos para FIB. Os projetos foram desenvolvidos em apenas uma semana (07 a 11 de agosto) por equipes de 5 alunos (1 aluno de cada ano do curso) dentro de una atividade chamada Charrette Week, que já está em sua segunda edição.
A metodologia Charrette Design surgiu pela primeira vez na Escola de Belas Artes de Paris, no século XIX. Já naquela época, professores apresentavam o enunciado de um problema que deveria ser resolvido por alunos em um prazo pré-determinado e ao fim desse prazo uma charrete passava para coletar os desenhos finais e levar ao júri para seleção das melhores soluções. Na década de 1980, o termo foi resgatado por urbanistas norte-americanos para se referir a uma nova forma colaborativa de projeto e planejamento de comunidades.
No Brasil, muitos cursos de Arquitetura e Urbanismo se apropriaram dessa metodologia para promoverem uma experiência dinâmica de ensino de projetos.
Trata-se de uma metodologia ativa que promove interação, pesquisa, autonomia, espírito de equipe, liderança e muito aprendizado.
Toda a comunidade acadêmica é convidada a participar visitando a exposição e votando no melhor projeto.
A exposição está localizada no hall do bloco D, em frente a sala dos professores. Basta analisar os projetos expostos e procurar o cartaz com o QRcode para fazer a sua escolha.